segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cultura

Abrantes recebe Jornadas “D. Francisco de Almeida - O Tempo e o Homem”
A Câmara de Abrantes e a Academia Portuguesa da História organizam sexta-feira, dia 21 de Maio, na Biblioteca Municipal António Botto, as Jornadas “D. Francisco de Almeida (1450 – 1510): O Tempo e o Homem”.
As Jornadas são o culminar de um conjunto de iniciativas evocativas dos 500 anos da morte de D. Francisco de Almeida, 1º Vice-Rei da Índia, dinamizadas pela autarquia ao longo dos últimos dois meses.
Especialistas nas diversas áreas de estudo vão interpretar e reflectir sobre esta figura incontornável da história universal, diplomata, militar, estratega, político, fundador do Estado Português da Índia (1505), onde foi 1º Vice-Rei do Rei D. Manuel I.
As Jornadas iniciam-se às 10h00. A sessão inaugural contará com as intervenções da presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque e da presidente da Academia Portuguesa de História, Manuela Mendonça.
A conferência de abertura está agendada para as 10h15 com o tema “D. Francisco de Almeida, um homem de D. João II” e terá como oradora Manuela Mendonça.
Segue-se uma intervenção do historiador abrantino Joaquim Candeias da Silva sobre o painel “Abrantes no tempo de D. Francisco de Almeida” (11h30). Para o meio-dia está prevista a intervenção do Académico Correspondente, José Manuel Graci, sobre o tema “ D. Francisco de Almeida no tempo de O Venturoso”.
Pelas 15h00, os trabalhos serão retomados com uma intervenção de João Marinho dos Santos, Académico Correspondente, que abordará o tema “D. Francisco de Almeida na construção do Império Português”.
“Diu, a batalha decisiva” será o tema do painel seguinte, com uma intervenção de Francisco Contente Domingues. Segue-se uma intervenção de Ana Paula Avelar, também Académica Correspondente, sobre “A herança de D. Francisco de Almeida”, sucedendo-se um debate. O encerramento das Jornadas está marcado para as 17h30, prevendo-se a presença do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Lacão.
-------------------------------------------------------------------