terça-feira, 18 de maio de 2010

Efemérides

Rádio Antena Livre de Abrantes comemora trinta anos e homenageia fundadores
A rádio Antena Livre, de Abrantes, a comemorar 30 anos de existência, vai homenagear, na próxima quinta feira, os fundadores da estação e galardoar algumas personalidades pelo contributo prestado na sua zona de acção.
Alves Jana, director da estação, disse à agência Lusa que a gala Antena Livre (AL) "pretende ser a afirmação festiva do nosso poder de comunicar e de, fazendo-o, estarmos ao serviço da nossa comunidade".
Direccionada para um público-alvo definido como sendo "adulto urbano" e a emitir em 89.7 FM "24 horas por dia, sete dias por semana e sempre com locução", a AL faz hoje parte do Grupo Lena, empregando sete pessoas a tempo inteiro.
"Um núcleo central profissional assegura os serviços de jornalismo, sonoplastia, locução, área comercial e administrativa", e dezenas de colaboradores intervêm em programas de animação, entretenimento e desporto, entre outros.
Segundo Alves Jana, a rádio vai assinalar o novo ano com um "reposicionamento estratégico", pretendendo criar um arquivo histórico da rádio e lançar um projecto de "renovação e reforço da 'grelha' de programas para enfrentar os próximos tempos, que vão ser difíceis".
"Em tempo de crise é preciso reinventar o futuro e não ficar à espera que nos seja favorável", disse à Lusa o director da estação emissora.
Para Alves Jana, "apesar da crise", a AL é hoje "a base de operações de um conjunto de serviços de comunicação que se pretende sustentável e em crescimento".
"Nos seus primeiros tempos, a aventura era a conquista técnica de um território ainda proibido. Hoje é ainda a conquista técnica de novas formas de comunicação", afirmou.
"O serviço de rádio", lembrou Alves Jana, "começou por ser o apoio à população ameaçada pelas cheias e continuou pela criação de um espaço radiofónico para a vida local".
"Hoje é ainda o de aprofundar e alargar o espaço público e dar mais e mais qualidade à informação, à opinião, ao debate, à reflexão e ao conhecimento deste nosso mundo local, sem esquecer que vivemos num mundo global", explicou.
A Gala Antena Livre, além da promoção, em termos musicais, de novos valores locais, promove distinções nas áreas do prestígio/carreira, empresa, cultura, educação, social/cidadania, nacional/comunicação, música/jovem valor e jovem jornalista.
--------------------------------------------------------------------