sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ambiente

Município de Torres Novas recebe pelo quarto ano consecutivo Bandeira Verde
Pelo quarto ano consecutivo, o Município de Torres Novas recebe em 2010 a Bandeira Verde, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Pela primeira vez o índice ECOXXI do município foi superior a 60 %, resultante em grande parte do facto de terem sido promovidas e desenvolvidas mais actividades de educação ambiental. Por outro lado, também houve um maior número de eco-escolas entre os estabelecimentos de ensino do concelho (17 inscritas, 9 galardoadas), bem como uma maior quantidade de recolha selectiva de resíduos.
O galardão Bandeira Verde resulta de candidatura apresentada, coordenada pelo Departamento de Cultura e com os contributos dos restantes departamentos e serviços. Participaram na edição 2009/2010 quarenta municípios de todo o país, sendo que Torres Novas foi o melhor classificado do distrito de Santarém, à frente dos municípios de Abrantes e Golegã, também galardoados com a Bandeira Verde.
Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, o Projecto ECOXXI procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios. Nesse sentido, valoriza um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.
Este projecto visa ainda o desenvolvimento de uma acção pedagógica junto dos municípios, considerados como agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável.
Entre os objectivos do ECOXXI destacam-se a motivação, envolvimento e sensibilização dos municípios para a educação ambiental, bem como o reconhecimento das suas boas práticas.
A cerimónia de entrega do galardão decorreu esta quinta – feira, 27, no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia da Maia.
-----------------------------------------------------------------