quarta-feira, 26 de maio de 2010

Autarquias


Câmara de Torres Novas diz que obras do Almonda Parque avançam em bom ritmo
Os trabalhos de estrutura do edifício do parque público de estacionamento semi-enterrado para viaturas, inserido no Almonda Parque, em Torres Novas, estão quase concluídos. Em Junho iniciar-se-á a fase de acabamentos e de instalação de equipamentos diversos (ventilação, segurança, desenfumagem, monitorização de ocupação, prevenção de incêndios, entre outros), afirma a autarquia numa nota à imprensa.
Deste projecto faz também parte a requalificação da Rua do Nogueiral, com introdução de algumas estruturas que irão beneficiar o arruamento e que são necessárias para a conclusão do parque. São disso exemplo a criação de colectores pluviais, a renovação das redes de águas e de iluminação pública, bem como a instalação de lancis, marcação de novos lugares de estacionamento, reconfiguração da praceta e pavimentação de toda a via.
Estes trabalhos estão previstos iniciar-se em Junho, o que provocará condicionamentos no trânsito. A primeira fase da intervenção será junto à rotunda Heróis de Diu.
O Almonda Parque, que deverá estar totalmente concluído em Agosto, terá dois pisos destinados a estacionamento, num total de 334 lugares. A cobertura será utilizada como espaço público de estar e miradouro virado ao rio.
De recordar que numa primeira etapa da obra foi feito o movimento de terras, através da escavação no local onde foi erigido o edifício. Posteriormente, numa segunda fase, foram colocadas várias dezenas de estacas de betão armado, em virtude da constituição aluvionar dos solos, dada a sua proximidade do Rio Almonda. No início do ano, esta obra sofreu grandes condicionamentos devido às condições climatéricas registadas, nomeadamente a forte pluviosidade. A chuva e a altura do leito do Rio Almonda fizeram aglomerar-se muita água nas fundações da obra, que teve de ser removida, num processo bastante moroso. Só após solucionada essa situação foi possível progredir com a estrutura de betão ao nível do solo, conclui a nota da autarquia torrejana.
------------------------------------------------------------------------------