terça-feira, 25 de maio de 2010

Certames

A Feira Empresarial da Região de Santarém – Fersant vai ter este ano aumento significativo de expositores
A Feira Empresarial da Região de Santarém - Fersant, que este ano se realiza em Santarém em conjunto com a Feira Nacional de Agricultura (FNA), vai ter 95 expositores, dos quais 61 são estreantes.
O director executivo da associação empresarial Nersant, promotora da Fersant, António Campos, afirmou hoje em conferência de imprensa que o aumento do número de expositores deve-se, em boa parte, à realização conjunta com a Feira Nacional da Agricultura.
A Fersant realiza-se de 5 a 13 de junho, no Centro Nacional de Exposições (Cnema), com 95 expositores, 34 empresas repetentes e 61 novas.
Vão estar representadas empresas de 17 concelhos do distrito, sendo que Santarém lidera com 20 expositores.
Este ano, o projecto do cluster agro-industrial do Ribatejo vai estar em destaque no certame, bem como os dois projetos de empreendedorismo jovem.
Para o director geral do Cnema, Vasco Gracias, a Fersant traz “aspectos mais qualitativos do que quantitativos à Feira Nacional de Agricultura” e representa um crescimento na representação da região do Ribatejo neste certame nacional.
A Fersant realizou-se durante 20 anos no pavilhão de exposições da Nersant, em Torres Novas, mas já há cerca de dois anos que a associação empresarial e o Cnema estão em negociação para mudar o certame para Santarém.
“Pôs-se a hipótese de fazer a Fersant de forma itinerante por vários concelhos da região mas chegou-se à conclusão de que a mudança para Santarém seria a melhor opção”, referiu António Campos.
O dirigente da Nersant disse que a associação vai procurar “outras soluções” para o pavilhão de exposições em Torres Novas, não adiantando ainda que outros eventos se podem ali vir a realizar.
“As feiras representam pouco mais de sete por cento dos proveitos da associação, pelo que preferimos optar por realizar a feira a pensar no que será mais proveitoso para as empresas”, disse António Campos.
No dia 8 de Junho, a Fersant acolhe a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas básicas e secundárias da região que participaram neste dois projectos de empreendedorismo.
------------------------------------------------------------------------