sexta-feira, 21 de maio de 2010

Artes

“Espalha Fitas” de Abrantes vai estrear curtas-metragens de animação realizadas por alunos do concelho
O "Espalha Fitas", cine clube de Abrantes, vai estrear oito curtas-metragens de animação realizadas por alunos de escolas primárias do concelho, com o objectivo de "contribuir para a formação de públicos na área cinematográfica".
Com um orçamento a rondar os 15 mil euros, e no âmbito do projecto "Animaio", a realizar a partir de sábado, o "Espalha Fitas" colocou durante quinze dias 150 crianças de oito escolas de Abrantes e Sardoal a produzir e realizar filmes de animação sob os motes "Ambiente", "Bullying", "Obesidade Infantil", "Incêndios", Poluição Sonora" e "Diversidade no Mundo", entre outros.
Já em oitava edição, pelo modelo formativo do cine clube de Abrantes já passaram cerca de 500 crianças, com idades entre os 6 e os 12 anos, tendo produzido 150 curtas-metragens de animação, com uma média de duração de entre quatro a seis minutos.
O "Animaio", projecto feito pelos jovens estudantes, visa a "tomada de consciência cinematográfica e formação de novos públicos", disse à agência Lusa Lurdes Martins, coordenadora do projecto e orientadora pedagógica, sublinhando que algumas das curtas-metragens produzidas "foram premiadas" e "quase todas estão hoje nos circuitos internacionais de cinema de animação, do Canadá à Austrália".
"É pelos jovens que passa a decisão do tema a abordar, o redigir da história que vão realizar e também a gestão de todo o processo até à exibição final", disse Lurdes Martins.
Para tal, contam com o auxílio de formadores profissionais e com o apoio ministrado em duas oficinas, uma de escrita de argumento e outra de realização de cinema de animação.
Depois da filmagem e da edição sonora, as oito curtas-metragens estão prontas para a estreia, no Cine Teatro S. Pedro.
"São muitos desenhos, muitas imagens que as crianças tiveram de fazer com empenho, espírito de equipa e responsabilidade notáveis", afirmou Lurdes Martins.
"Estamos constantemente a dizer que queremos um mundo melhor para as nossas crianças e nós, com este projecto, mostramos que podemos também intervir no sentido de termos melhores crianças para o nosso mundo", afirmou.
Fundado em Março de 2002, o Cine clube de Abrantes "Espalha Fitas" exibe sessões cinematográficas alternativas todas as quartas feiras, promovendo cursos de formação e realização.
----------------------------------------------------------------------