domingo, 16 de maio de 2010

Cultura

Museu Municipal de Torres Novas recebe exposição «Torres Novas e a República»
No ano em que se comemora o centenário da Republica, o Município de Torres Novas e o Museu Municipal Carlos Reis inauguram, esta terça-feira, dia 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus), pelas 18 horas, a exposição «Torres Novas e a República».
Desta forma, dá-se início a um programa de várias acções e actividades que decorrerão ao longo do presente ano e que terão o seu ponto alto no 5 de Outubro de 2010. Esta exposição, que poderá ser visitada no espaço de exposições temporárias do museu, decorrerá até ao final de Outubro do presente ano.
A exposição pretende documentar o processo de construção histórica da implantação da república em Torres Novas e dos seus principais agentes, desde a monarquia constitucional até ao final da I República. Esta mostra tem uma componente documental e iconográfica, bem como uma parte multimédia. Serão ainda incluídos registos sonoros recolhidos a partir de discos da época em torno da temática da exposição.
Para além de objectos pessoais relativos ao conjunto de valores, aos ideais e à vida política dos republicanos de Torres Novas ou com ela relacionados, a exposição inclui também elementos documentais e iconográficos sobre a actividade parlamentar e política da época, nomeadamente correspondência, jornais, objectos de adorno, objectos simbólicos no âmbito dos rituais maçónicos, pratos, bustos, postais, lápis, cartazes, objectos vários com símbolos da Republica e outros remetendo para os autores e pensadores republicanos.
No âmbito desta exposição estão previstas algumas acções, das quais se poderão destacar o Documentário «Torres Novas e a República – Memórias», constituído por testemunhos de pessoas que estiveram ligadas ou têm memórias familiares relativas aos acontecimentos que, no país e em Torres Novas, levaram à mudança de regime em 5 de Outubro de 1910.
Destaque também para a apresentação, prevista para 5 de Outubro de 2010, da publicação do catálogo das peças em exposição, incluindo todos os objectos e documentos particulares, cedidos temporariamente ao Museu Municipal Carlos Reis para a realização desta exposição e a cujos proprietários o Museu e o Município de Torres Novas agradecem.
Cumprindo assim a sua missão de ligação ao território e à comunidade em que se insere, o Museu Municipal Carlos Reis soube assumir o desafio, cujo resultado é agora apresentado nesta exposição, esperando poder contribuir para pôr a tónica no valor da compreensão do processo revolucionário, neste caso a partir dos rostos dos obreiros do 5 de Outubro em Torres Novas.
------------------------------------------------------------------------------