sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sociedade


Imagem:A.Anacleto
---------------------------------------------------------
Presidente da Câmara de Alcanena afirmou que o desemprego é no momento a principal prioridade e preocupação do trabalho social da autarquia

A presidente da câmara municipal de Alcanena disse hoje que o desemprego é, nesta altura, a principal prioridade e preocupação do trabalho social da autarquia.
Na abertura do I Fórum dos Recursos Sociais do concelho, com a ausência da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, conforme estava agendado, Fernanda Asseiceira referiu que existiam em Março cerca de 500 desempregados no concelho e que têm chegado à Câmara “muitos pedidos de emprego e de apoio para alimentos”.
“Estamos a fazer um levantamento regular do número de desempregados e uma caracterização do tipo de apoios necessários”, referiu ainda Fernanda Asseiceira.
A autarquia de Alcanena está também a distribuir alimentos a famílias carenciadas do concelho, através das instituições da rede social, e com o apoio de uma grande superfície comercial.
Num programa elaborado para o efeito, uma vez por semana, técnicos da acção social da autarquia deslocam-se às freguesias para prestar apoio e registar situações de agregados familiares com carências, adiantou a edil.
“Este fórum serve também para juntar as instituições da rede social do concelho e permitir-lhes um trabalho de articulação mais eficaz, uma situação que estava sinalizada por nós como um problema”, referiu à Lusa a autarca durante o Fórum.
A primeira edição do Fórum dos Recursos Sociais do Concelho de Alcanena junta cerca de duas dezenas de instituições sociais do concelho, entre as quais, centros de bem-estar social, lares de idosos, instituições particulares de solidariedade social, escolas, entre outras.
Neste fórum foi também lançado o Guia dos Recursos Sociais de Alcanena, um repositório das instituições da área social do concelho.
---------------------------------------------------------------------