quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ambiente

Herdade de Cadouços em Abrantes é "exemplo" português em Ano Internacional da Biodiversidade
A Herdade de Cadouços, em Abrantes, foi a única empresa portuguesa seleccionada como parceiro preferencial pela ‘International Union for Conservation of Nature’ (IUCN), no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade.
A Herdade de Cadouços foi reconhecida internacionalmente como “um bom exemplo a ter em conta” no processo de Protecção e Defesa da Biodiversidade pela IUCN, que a seleccionou para sua parceira preferencial na iniciativa internacional Countdown 2010 e no projecto ‘Moving from words to action’.
Nesse sentido, durante todo o mês de Janeiro, a Herdade de Cadouços será um dos três parceiros escolhidos a nível mundial do projecto internacional, fazendo parte da agenda de iniciativas do www.countdown2010.net.
Ana Cristina Ventura, proprietária e gerente do empreendimento, afirmou à Lusa que a componente ecológica tem sido “desde sempre a grande bandeira” do projecto, acrescentando que este “é mais um reconhecimento, público e internacional, de que se está a trabalhar no caminho certo”.
“É um orgulho ver reconhecido publicamente o empenhamento e qualidade do nosso trabalho. É bom que saibam da nossa existência e do que aqui fazemos em prol do meio ambiente”, afirmou.
“Desde sempre que todas as acções realizadas pela Herdade de Cadouços se orientam pelos princípios da preservação do meio ambiente”, acrescentou a empresária, tendo afirmado que o reconhecimento internacional do projecto eno-turístico, implementado desde há dez anos em Água Travessa, Bemposta, “é muito importante pelas repercussões positivas na imagem e para a consolidação do produto, em coerência”.
Outrora uma quinta de exploração de sobreiros, a Herdade de Cadouços foi remodelada e reaproveitada em 2000 para o turismo em espaço rural, sob o conceito ‘A Natureza ao Natural’, reflectindo uma “aposta muito forte nas energias alternativas”.
Composta por 600 hectares de área num ambiente de lagos com nascentes naturais e montados de sobro, a Herdade de Cadouços apresenta hoje um restaurante vocacionado para os pratos regionais de caça e pesca, sala de eventos, auditório e três salas de reuniões, 52 hectares de vinha para produção de vinhos em modo biológico e 9 albufeiras onde habitam milhares de trutas, carpas, achigãs, garças, gansos, patos selvagens e cegonhas.
Os principais clientes chegam à Herdade provenientes do grande Porto e grande Lisboa, mas também de Espanha, França e Inglaterra, sendo a publicidade feita na Internet mas também no Guia Michelin que reconhece a Herdade desde há três anos como turismo de qualidade.
*Lusa
-----------------------------------------------------------