segunda-feira, 5 de julho de 2010

Meteorologia

Termómetros deverão atingir os 42º em Santarém
Os termómetros deverão atingir hoje os 42 graus Celsius em Santarém, que está sob aviso laranja do Instituto de Meteorologia (IM), à semelhança de Braga, Lisboa e Setúbal, devido à persistência de temperaturas máximas elevadas.
Segundo o IM, o aviso laranja - o segundo mais grave numa escala de quatro - é válido para Braga, Santarém, Lisboa e Setúbal entre as 18:00 de domingo e as 20:00 de hoje.
A DGS salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.
Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.
Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e de sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.
Em termos gerais, o IM prevê para hoje tempo quente com céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado.
O IM alerta ainda para os riscos de exposição à radiação ultravioleta do sol, que pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário.
Em risco muito alto, o quarto numa escala de cinco níveis crescentes de gravidade, estão, segundo o IM, as regiões de Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo, Santa Cruz e Ponta Delgada.
-----------------------------------------------------------------------------