segunda-feira, 26 de julho de 2010

Autarquias

Autarquia de Abrantes prolonga medidas de apoio social
A Câmara Municipal de Abrantes deliberou prolongar as medidas de apoio social implementadas no concelho há um ano, devido à necessidade de “continuar a apoiar as pessoas com comprovada carência económica em contexto de crise”.
Para além de reforçar os apoios directos, a autarquia criou um Banco Social, em parceria com a Rede Social concelhia e o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA), visando uma concertação de esforços no apoio às famílias afectadas pelo desemprego.
Para o efeito, a autarquia contribuiu com um depósito inicial de 50 mil euros e disponibilizou um técnico de serviço social para participar no processo de análise das situações familiares.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, disse que “este é um apoio em fim de linha, quando já se esgotaram todos os mecanismos de apoio existentes”.
Segundo a autarca, este fundo social comunitário “conta com a generosidade da comunidade, uma vez que está aberta à participação de todos, desde empresas a instituições e pessoas particulares”.
Maria do Céu Albuquerque adiantou que, desde que existe este mecanismo - fevereiro de 2009 -, foram analisados 51 processos, tendo sido apoiados 24 casos.
O montante mínimo atribuído foi de 150 euros, enquanto o máximo foi de 2000 euros, sendo a média de apoios concedidos de 1019 euros, para situações de rendas da casa em atraso, mensalidades bancárias destinadas a habitação, saúde ou apoio alimentar.
A Presidente da Câmara adiantou à Lusa estar a ultimar a criação do um novo programa denominado FinSocial - Programa de Financiamento a Actividades, Iniciativas e Eventos de Cariz Solidário, com o programa de financiamento a ser extensível a associações culturais, desportivas ou outras que desenvolvam projectos de solidariedade e apoio aos mais desfavorecidos.
“Existem já algumas associações que desenvolvem actividades destinadas às suas comunidades, através da realização de acções vocacionadas para crianças, jovens ou terceira idade e este programa pretende apoiar financeiramente essas associações, mas também estimular outras a desenvolverem actividades nesse âmbito”, explicou.
-----------------------------------------------------------------------