sábado, 24 de julho de 2010

Sociedade

PSP anuncia apreensão de produtos alimentares deteriorados
A PSP anunciou hoje a detenção de 12 pessoas e a apreensão de 220 quilos de produtos alimentares deteriorados, 13 viaturas em situação irregular, três armas de fogo e 15 pés de cannabis em Santarém, Tomar e Entroncamento.
Em comunicado, o comando distrital da PSP de Santarém afirma que na operação - realizada quinta feira à noite -, que envolveu 160 elementos policiais, foram detidos 12 indivíduos (cinco homens e sete mulheres) e encerrados, pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), dois dos seis estabelecimentos de diversão nocturna fiscalizados.
Num desses estabelecimentos, no Vale de Santarém, foram apreendidos 220 quilos de carne deteriorada, tendo sido detida a proprietária, disse fonte policial à agência Lusa.
A operação incidiu na prevenção da segurança rodoviária, fiscalização em estabelecimentos, detecção de estrangeiros em situação ilegal, estupefacientes ou armas e reboque de viaturas em estado de abandono, falta de seguro e falta de transferência de proprietário, afirma o comunicado.
Dos 12 detidos, dois foram-no por posse de arma proibida, dois por condução sob influência do álcool, cinco (todas mulheres) por se encontrarem em situação ilegal no país, dois por se encontrarem na posse de CD contrafeitos e uma por se encontrar na posse de alimentos deteriorados.
Uma cidadã estrangeira foi notificada para abandonar o país no prazo de 20 dias.
Na operação foram ainda detectadas 58 infracções de trânsito e apreendido vário material e equipamento de som.
A apreensão da maioria das viaturas em situação irregular e dos pés de cannabis ocorreu num acampamento em Tomar, situando-se os dois estabelecimentos de diversão nocturna encerrados por ordem da ASAE no concelho de Santarém, adiantou a fonte.
No terreno estiveram elementos da fiscalização e segurança privada e do núcleo de armas e explosivos do comando distrital, da esquadra de investigação criminal e da divisão policial de Santarém e equipas de intervenção rápida da divisão de Tomar.
Dos comandos metropolitano de Lisboa e distrital de Castelo Branco participaram brigadas de investigação criminal/fiscalização policial e equipas de intervenção rápida e elementos do trânsito.
Participaram ainda binómios cinotécnicos da Unidade Especial de Polícia, equipas dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras e da ASAE e ainda elementos da GNR.
De acordo com o comunicado, a operação inseriu-se no esforço da PSP em “transmitir um sentimento de segurança à população”.
---------------------------------------------------------------