sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cultura


Tomar organiza Festival de Estátuas Vivas
Pela primeira vez, a cidade de Tomar organiza o 1º Festival de estátuas vivas. O evento está agendado para os dias 18 e 19 de Setembro e abordará a História de Portugal focada na cidade Nabantina, desde a Idade Média à República. Vinte e um dos melhores “homens estátua” nacionais, estarão presentes na iniciativa.
Para divulgar o evento, o conhecido Staticman, António Santos, veste a pele de “Luís de Camões” levando-o a viajar, já na segunda-feira dia 19 de Julho, no comboio inter-regional que faz o trajecto Lisboa – Tomar, partindo da Estação do Oriente às 18h26. Durante a viagem, em todas as carruagens, o Homem Estátua fará a sua performance (estática, o mais possível) e ao longo do percurso irá interagindo com os passageiros.
A partir das 18h00 do dia 19 de Julho já será possível ver a magnífica estátua viva de Luís de Camões e as promotoras do evento, que permanecerão na plataforma da Linha 1 da Estação Oriente, local de embarque dos passageiros.
Enquadrado no património monumental da cidade, o Festival de Estátuas Vivas de Tomar dará destaque ao magnífico cenário do Castelo dos Templários e Convento de Cristo. A cidade vai preparar-se para levar os participantes e os visitantes a uma viagem no tempo, revivendo a cidade de Tomar especialmente nas últimas décadas do século XIX. O evento culmina na eleição da melhor Estátua Viva, que será feita pelo público.
------------------------------------------------------------------------