terça-feira, 6 de julho de 2010

Autarquias


Câmara de Torres Novas apresenta mais projectos da "Regeneração Urbana do Centro Histórico"
Os projectos de requalificação do Largo General Baracho/Garagem dos Claras, de intervenção no interior do castelo e de criação de um percurso acessível no centro de Torres Novas foram apresentados na reunião de câmara privada realizada no passado dia 29 de Junho.
A antiga Garagem dos Claras será convertida num amplo espaço público coberto, multiusos, que poderá ser utilizado para iniciativas como exposições, feiras ou espectáculos. Esta obra passará pela total remoção das paredes laterais da antiga garagem de autocarros – na Rua dos Cides e na Rua de São Pedro – mantendo-se os pilares metálicos que sustentam a estrutura. A cobertura de chapa será substituída por materiais que permitam a entrada de luz, mas assegurando o isolamento térmico. O piso desta nova «praça» será de calçada. Também a zona frontal do edifício, antiga parte administrativa da Garagem dos Claras, será alvo de intervenção.
A requalificação do espaço público confinante a esta estrutura faz igualmente parte do projecto apresentado. Será retirado o pavimento betuminoso e colocada calçada de granito em parte da Rua 1º de Dezembro e do Largo General Baracho, nas ruas de São Pedro, dos Cides, até à zona da Quinta do Cimo da Vila (mais conhecida por Barobra). Esta zona também será intervencionada com a criação de escadarias, rampas, áreas ajardinadas e colocação de bancos na Ladeira da Fonte da Broa, que dá acesso ao Largo General Humberto Delgado.
A intervenção em toda esta zona de São Pedro será aproveitada para renovar infra-estruturas que se encontram desajustadas, como as redes de águas, esgotos e pluviais., que são ainda unitárias. Esta renovação abrangerá ainda as ruas da Corrente e Gouveia Pimenta.
Do projecto de intervenção no interior do castelo fazem parte a criação de uma esplanada, de lajetas calcárias, confinante com a Alcaidaria, bem como um palco no lado oposto do recinto, composto por um estrado de madeira e dotado de infra-estruturas eléctricas e de som. Será colocado saibro nos caminhos pedonais e criada uma gaiola junto ao centro do interior do castelo. O acesso à «porta da traição» será pavimentado, a iluminação será modernizada e as floreiras serão rematadas com peças calcárias para delimitar a zona de canteiros.
Promovendo a acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida, será criado um percurso sem de barreiras arquitectónicas entre a Rua Alexandre Herculano e a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. Este projecto implica diferentes tipos de intervenção, começando desde logo pela pavimentação, através de pequenas reparações e concordâncias no piso.
Serão criadas uma passadeira sobrelevada na rotunda do Jardim das Rosas, rampas de acesso ao longo do percurso e as instalações sanitárias refeitas e recolocadas numa outra zona da rotunda. Haverá também uma reconversão do equipamento urbano (bancos, floreiras, papeleiras), optando-se por mobiliário com um design mais actual e mais ajustado aos espaços limitados existentes.
Os projectos do Município de Torres Novas agora apresentados vão ser inseridos na plataforma electrónica do Programa Operacional Mais Centro para posterior abertura de concurso. A sua execução tem um prazo máximo de 24 meses.
-----------------------------------------------------------------------