segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cultura


Estátua “Oureana” apresentada na cidade de Ourém
Foi apresentada na passada sexta-feira na cidade de Ourém, uma estátua que foi denominada por “Oureana”, estando a mesma intimamente ligada a aquela cidade.
O trabalho é da autoria de Ana Oliveira, sendo o resultado de um projecto final de mestrado, “inspirado numa flor denominada lírio da lua ou madressilva da terra, que nos remete para o elemento água e para a lua, sendo a flor dos sonhos e do amor. Um amor intenso, tal como conta a lenda de Oureana, mas muitas vezes irrealizado, reprimido ou sublimado”.
A apresentação decorreu na presença de familiares e amigos, membros da Câmara Municipal de Ourém, bem como professores do mestrado em Escultura Pública da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
António Marques, professor e orientador deste projecto salientou que “foi de facto uma grande aventura, pois é mais fácil ter ideias e sonhar do que concretizar”.
José Alho, vereador do pelouro da cultura da Câmara, referiu que “este tipo de projecto é um bom exemplo de como fazer cultura, com expressão artística, em Ourém.”
A estátua pode ser visitada no parque relvado localizado na parte posterior do edifício dos Paços do Concelho.
------------------------------------------------------------