quinta-feira, 8 de julho de 2010

Educação


Professores torrejanos visitaram Centros Escolares
Os centros escolares de Pedrógão e Assentis foram visitados na manhã desta quinta-feira por docentes dos Agrupamentos de Escolas Artur Gonçalves e Gil Pais. Numa visita conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Nova, António Rodrigues, esteve também presente o presidente do Município da Ribeira Grande, Orlando Delgado.
Foram visitadas as diversas áreas dos centros escolares, desde os ginásios, as bibliotecas, os refeitórios, as cozinhas, passando pelas salas de jardim-de-infância e do primeiro ciclo, bem como as salas temáticas, destinadas a aulas de informática, ciências ou música.
Paulo Renato, director do agrupamento de escolas Gil Pais, no qual se insere o Centro Escolar de Assentis, considera estes equipamentos muito abrangentes e completos, logo, diferentes das escolas que existem actualmente nas aldeias. “O fundamental é que possibilita a alunos e professores um tipo de trabalho diferenciado. Por outro lado, também a socialização dos alunos é uma importante mais-valia. Acima de tudo, estes centros permitem uma igualdade de oportunidades para os alunos, independentemente do local em que vivem. As zonas rurais ficam equivalentes às zonas urbanas em termos de ensino”, sublinhou.
Entretanto, Acácio Neto, Director do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves afirmou, “é uma revolução fantástica. Estes equipamentos vão acabar com o isolamento das pequenas escolas e permitir uma pedagogia diferente. As grandes alterações que vamos viver são a melhoria dos resultados dos alunos”.
Há ainda uma importante vantagem realçada por ambos os directores de agrupamento: o facto de os centros escolares permitir um trabalho de equipa e uma forte interacção entre professores, semelhante ao que já existe nas escolas da cidade.
Também no que se refere à percepção de pais, alunos e professores em relação à mudança que será proporcionada pela conclusão destes centros, as opiniões de Paulo Renato e de Acácio Neto são coincidentes. “As pessoas estão expectantes. Ainda há uma ligeira divisão, pelo encerramento das escolas nas aldeias. Mas de uma forma geral vêem que há uma grande mais-valia nestes centros escolares. Com as garantias de transporte e de alimentação, os pais acabam por receber bem a transferência, e quando virem o edifício concluído vão ter uma ideia diferente do que é”, afirmou Paulo Renato. “Os pais estão resignados com o encerramento das escolas e contentes com o centro escolar, porque vêem uma melhoria das condições de ensino. Apesar de não ser o mesmo que ter os filhos numa escola a 50 metros de casa, as redes de transporte vão resolver esta questão”, acrescentou Acácio Neto.
Ambos os centros escolares deverão estar concluídos nas próximas semanas, passando-se posteriormente ao processo de aquisição e instalação de mobiliário e de equipamentos tecnológicos. O Centro de Escolar de Assentis, que abrange também a freguesia de Chancelaria, deverá entrar em funcionamento no início do mês de Outubro. O Centro Escolar de Pedrógão, que integra também as freguesias de Zibreira e Ribeira Branca, iniciará o seu funcionamento em Janeiro de 2011.
De realçar que estruturas como o ginásio e o refeitório ficam disponíveis para utilização por parte das comunidades locais.
-------------------------------------------------------------------------------