segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cultura

Tomar recebe Festival Internacional de Percussão - “Tomaribando
Músicos do Brasil, Sérvia e Japão participam a partir de hoje na quarta edição do Tomaribando – Festival Internacional de Percussão, em Tomar, certame que se prolonga até ao próximo sábado. Segundo Margarida Ferreira, da organização, este ano o festival pretende proporcionar aos participantes “um maior cruzamento entre as suas performances e dar às escolas de percussão do país a oportunidade de participar em workshops com nomes de referência do panorama da percussão a nível mundial”.
Em destaque vão estar nomes como o músico sérvio Nebojsa Zivkovic, um que actua no dia 14, às 21:30, no Cine Teatro Paraíso, e ainda a solista japonesa Kuniko Kato, que actua no mesmo local da cidade, no dia 16, num concerto que contará com a participação de elementos de vários grupos e escolas de percussão nacionais.
Esta semana em Tomar vão também acontecer workshops com estes dois artistas, dia 15 com Nebojsa Zivkovic e dia 17 com Kuniko Kato. Realizar-se-ão ainda três workshops baseados em instrumentos de percussão construídos com lixo e cuja participação é aberta a toda a população.
Está prevista a participação de várias escolas e grupos de percussão nacionais que irão actuar diariamente no espaço Lagares del Rei, às 18:00.
“Quisemos apostar mais nas escolas este ano, visto que o ensino da percussão é uma realidade em crescimento em Portugal”, frisou Margarida Ferreira.
O festival Tomaribando é uma organização conjunta da autarquia de Tomar e da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Esta colectividade do concelho de Tomar é composta actualmente por mais de duas centenas de alunos, divididos pela escola de música, escola de dança, conservatório e banda filarmónica.
A associação, que comemora este ano o 134.º aniversário, é responsável ainda por aulas de enriquecimento curricular em escolas do 1.º ciclo e tem uma classe de instrumentos de percussão com cerca de três dezenas de alunos.
*Lusa
---------------------------------------------------------------------------