terça-feira, 20 de julho de 2010

Trânsito

Ponte sobre o Tejo em Constância vai ser alvo de avaliação estrutural de nível intermédio
A ponte sobre o Tejo que liga Praia do Ribatejo e Constância Sul vai ser alvo de uma “avaliação estrutural de nível intermédio” para avaliar a possibilidade de continuar aberta ao trânsito apenas para veículos ligeiros.
Miguel Pombeiro, presidente da câmara municipal de Vila Nova da Barquinha (PS), disse à agência Lusa que esta foi uma das decisões saídas da reunião realizada hoje em Lisboa com o ministro das Obras Públicas, e na qual estiveram igualmente presentes o autarca de Constância e a governadora civil de Santarém.
A reunião realizou-se na sequência da decisão, anunciada segunda-feira pela Refer, de encerrar a ponte ao tráfego a partir das 00:00 de quarta-feira, tendo em conta os riscos detectados numa inspecção realizada no início do mês.
Miguel Pombeiro afirmou que a possibilidade de realização de uma avaliação estrutural intermédia vinha mencionada no relatório da inspecção, pelo que foi decidido avançar de imediato com esta diligência para eventual abertura condicionada do tráfego (apenas a ligeiros).
Outra medida de curto prazo a adoptar será a colocação de uma ponte militar que minimize os impactos do encerramento desta travessia, adiantou.
Segundo o autarca, ficou ainda decidido retomar a ideia da celebração de um protocolo que permita à Estradas de Portugal lançar o concurso para a reabilitação definitiva desta infra-estrutura, tanto mais que o projecto está feito.
A reabilitação da ponte foi em tempos estimada em valores da ordem dos 2,4 milhões de euros, pretendendo-se na altura que as autarquias tivessem uma comparticipação inferior aos 500 mil euros, o que Miguel Pombeiro disse à Lusa ter levantado inclusivamente dúvidas de carácter jurídico, uma vez que a infra-estrutura não pertence aos municípios, tendo sido cedida a título precário e provisório.
O tabuleiro foi cedido pela Refer, no âmbito de um protocolo assinado com os dois municípios em 1984, tendo sido adaptado à circulação rodoviária em 1988, fazendo-se a circulação apenas num sentido, alternadamente, regulado por sinalização semafórica.
Tanto Miguel Pombeiro como Máximo Ferreira (Constância) realçam a importância regional desta travessia, lembrando que ela assegura a ligação entre a A23 e a estrada nacional 118, permitindo, nomeadamente, a ligação entre “os dois pólos militares mais importantes do país” (o Campo Militar de Santa Margarida e o polígono militar de Tancos).
Permite ainda a ligação mais rápida aos dois únicos centros de recolha de resíduos industriais perigosos existentes no país, situados no Ecoparque do Relvão (Chamusca), sendo ainda importante para empresas exportadoras como a celulose do Caima ou a Mitusbishi do Tramagal, sublinharam.
Máximo Ferreira referiu ainda a importância para as populações locais, nomeadamente do seu concelho, que tem dois terços do território na margem sul e os equipamentos de serviços às populações na margem norte.
Com o encerramento da ponte, as alternativas mais próximas (as pontes da Chamusca e de Abrantes) situam-se a cerca de 25 quilómetros.
*Lusa
-----------------------------------------------------------------