segunda-feira, 26 de julho de 2010

Autarquias

Câmara de Santarém aprovou voto de pesar pela morte de Ladislau Botas
A Câmara Municipal de Santarém aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do primeiro presidente da autarquia democraticamente eleito, Ladislau Teles Bota.
A reunião do executivo municipal começou com um minuto de silêncio e a aprovação do voto de pesar, com condolências à família.
“Ladislau Botas contribuiu de maneira decisiva, enquanto primeiro presidente eleito pelo poder local do Portugal democrático, para a afirmação de Santarém e do poder autárquico em liberdade”, afirma o pesar, sublinhando que “Santarém perdeu uma figura ímpar da sua história recente”.
Para os eleitos escalabitanos, “o país perdeu um democrata, um homem que acreditava no seu partido, nos projectos de renovação e progresso que nele se albergavam e contribuiu, quer na Assembleia Constituinte e, sobretudo, à frente dos destinos da Câmara Municipal de Santarém para afirmar os princípios da cidadania e arrancar para a caminhada que são estes quase 37 anos de caminho da Liberdade”.
Militante socialista, Ladislau Teles Botas, que presidiu à autarquia escalabitana de 1977 a 1992 e integrou a Assembleia Constituinte, faleceu com 74 anos, de doença prolongada, na noite de sexta feira, tendo estado em câmara ardente nos Paços do Concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores (independente eleito pelo PSD) decretou luto municipal nos dias de sábado e domingo (dia em que se realizou o funeral).
Em comunicado, a Concelhia de Santarém do PS sublinhou a dedicação do ex-autarca “ao serviço do bem comum”, considerando-o “um exemplo de cidadania para todas as gerações e para todo um país”, que “deveria honrar e imitar todos aqueles que o serviram até ao limite das suas forças”.
“O PS orgulha-se de tão grande cidadão e espera ser digno de tão grande exemplo de vida, importante na construção de um concelho mais feliz no novo Portugal de Abril”, afirma o comunicado do partido.
--------------------------------------------------------------------