quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cultura

Constância acolhe concerto com Wannes Vanderhoeven e Ana Elias
Este domingo, 11 de Julho de 2010, pelas 18 horas, a Igreja Matriz de Constância acolhe um grandioso concerto de órgão, com os organistas Wannes Vanderhoeven e Ana Elias, uma organização da Câmara Municipal de Constância e da Fundação CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão.
Integrando a iniciativa no seu programa de Animação de Verão 2010, a autarquia acedeu à proposta da Fundação CICO, recebendo na vila dois grandes nomes do panorama musical.
Ana Elias adquiriu a sua formação musical no Instituto Gregoriano de Lisboa. Na Escola Real de Carrilhão “Jef Denyn” em Mechelen, Bélgica, obteve o diploma de carrilhanista com “Grande Distinção”. Posteriormente, concluiu o Mestrado em Música com agregação ao ensino no Lemmensinstituut em Leuven, Bélgica. No Conservatório de Mechelen terminou o curso de órgão, com um concerto na Igreja de Onze-Lieve-Vrouw-over-de-Dijle. É também licenciada pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Geológica e de Minas, ultimando de momento o Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas.
Wannes Vanderhoeven estudou Órgão, Piano, Música de Câmara, Composição e Improvisação. De momento, lecciona as cadeiras de História da Música, Harmonia Prática e Órgão no Conservatório Municipal de Mechelen, Bélgica, onde também trabalha como pianista no Departamento de Ballet Clássico. Como solista e acompanhador, executou concertos em vários países, como a Bélgica (o seu país natal), Holanda, Alemanha, Luxemburgo, França, Reino Unido, República Checa, Hungria e Sérvia. Tem também cooperado em produções de ópera e participado em programas de rádio e televisão e gravações de CDs. Wannes Vanderhoeven recebeu o primeiro prémio na Competição de Órgão “A. Paepen” em Antuérpia, o segundo prémio na Competição de Órgão V.O.V. em Bruges e um “Diploma di Mérito” no “Torneo Internazionale di Musica”. Frequentemente, toca concertos em harmónio conjuntamente com o pianista Joris Lejeune. Em 2005, gravou um CD com música de J. S. Bach e música belga para órgão do séc. XX. Wannes é especializado em projectos interdisciplinares com música de órgão e harmónio. Em 2006, participou no festival “Dies Organorum” em Belgrado, Sérvia, como professor convidado e solista. De 1999 a 2009 trabalhou como professor convidado no Conservatório Real de Antuérpia.
Como compositor, Wannes tem publicadas algumas obras para órgão e de música coral.
-------------------------------------------------------------