quinta-feira, 29 de julho de 2010

Autarquias

Envendos reclama melhores acessibilidades à A23
A “falta de condições de segurança” no troço entre Envendos (Mação) e o nó da A23, levou hoje o presidente da junta de freguesia local a reclamar a construção de uma variante de ligação àquela via rápida.
Em declarações à agência Lusa, João Pereira disse que o percurso entre a freguesia de Envendos e o nó de acesso à A23 é efectuado pela Estrada Nacional (EN) 359, num troço com cerca de 3800 metros, cuja estrada possui uma plataforma muito reduzida não permitindo que dois veículos se cruzem com segurança, “muito menos quando se tratam de veículos pesados, cujo tráfego é muito significativo”.
João Pereira afirmou que o problema “exige solução urgente”, uma vez que se tratam de vias nas quais existe um movimento de circulação automóvel diário bastante grande, podendo contabilizar-se até cerca de 40 camiões que todos os dias circulam naquela estrada.
“Desde que a Unicer deslocalizou para Envendos a sua central de distribuição, em meados do ano passado, que a circulação de pesados aumentou significativamente numa via onde não cabem dois camiões lado a lado”, disse o responsável.
Segundo João Pereira, “todos os dias se verificam sérios perigos de circulação que põem em causa a segurança de todos os condutores, que são obrigados a desviar-se para as bermas quando se cruzam com veículos que circulam em sentido contrário, numa estrada que tem locais que nem chegam a ter 4 metros de largura”.
O autarca disse ainda que as condições daquela via são um “estrangulamento” ao desenvolvimento da freguesia, como única via de acesso à A23, reclamando o “imediato” alargamento da via e a construção da variante de Envendos, “já prevista” no Plano Rodoviário Nacional.
Esta reivindicação foi já enviada pelo autarca à empresa Estradas de Portugal.
----------------------------------------------------------