terça-feira, 6 de julho de 2010

Sociedade

Hospital de Santarém registou aumento de afluência às urgências devido à vaga de calor
O Hospital Distrital de Santarém registou hoje um “ligeiro aumento” da afluência às urgências, sobretudo por parte de idosos que foram vítimas de desidratação, disse à Lusa o director clínico do hospital, José Marouço.
Segunda-feira, o hospital de Santarém atendeu dois jovens vítimas de queimaduras solares de primeiro grau devido à exposição prolongada ao sol num complexo de piscinas na cidade.
Segundo José Marouço, todos os casos estão controlados e não inspiram cuidados adicionais. Os jovens foram assistidos e as queimaduras foram consideradas pouco graves, “mas incómodas”.
Os idosos ficaram internados durante algumas horas para receber tratamento através de soro e assim reporem as perdas de água.
Para prevenir os efeitos da onda de calor, o director clínico do hospital aconselha os cidadãos a beberem muita água, a não se exporem ao sol durante as horas de maior calor e a usarem “protecção solar, roupa clara e confortável”.
Para já, o responsável do hospital não prevê que seja necessário reforçar os serviços para responder a este aumento de casos clínicos relacionados com a onda de calor.
O distrito de Santarém está hoje em aviso amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro, de acordo com o Instituto de Meteorologia, que registou uma temperatura máxima de 37,2 graus Célsius.
A região está também em alerta amarelo da Protecção Civil, o segundo de três, devido ao previsto aumento do perigo de incêndio florestal e do calor intenso.
-----------------------------------------------------------------------