sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sociedade

Comissão de Utentes Unidos pela Ponte de Constância convoca para esta noite concentração de protesto
A Comissão de Utentes Unidos pela Ponte, de Constância, convocou para a noite de hoje uma nova concentração de protesto pelo encerramento da travessia sobre o Tejo, naquela localidade.
Além de mais um protesto pelo encerramento da ponte, o objectivo da concentração é iniciar a recolha de assinaturas com vista a uma petição à Assembleia da República.
Júlia Amorim, porta-voz da Comissão, disse à agência Lusa que a manifestação de hoje, “apesar do descontentamento das populações” por estar privada de uma acessibilidade “essencial”, será “pacífica”.
“Informar a população do que está a ser feito pelas entidades que têm responsabilidades nesta matéria, apelar à participação e mobilização das populações de Constância mas também dos concelhos vizinhos e provocar um debate na Assembleia da República, através da recolha de 4 mil assinaturas que permitam o seu agendamento” são os objectivos da concentração.
Segundo Júlia Amorim, as entidades responsáveis “estão a desenvolver esforços” com vista à resolução do problema, tendo em vista uma nova inspecção ao tabuleiro rodoviário.
“Apesar dos ritmos lentos de trabalho houve alguns desenvolvimentos, pelo que vamos continuar a manifestarmo-nos de forma pacífica, sendo que a Comissão se demarca de qualquer acção isolada que possa pôr em causa a segurança de pessoas e bens”, sublinhou Júlia Amorim.
O encerramento da ponte, em resultado de uma inspecção realizada pela Refer na quarta-feira da semana passada, gerou a revolta das populações, que reivindicam a construção de “uma nova travessia que sirva o concelho”, tendo exigido que se realize “de imediato” uma nova inspecção à travessia, com “divulgação urgente dos seus resultados e se inicie o processo da obra de reabilitação da velha ponte”, adaptada ao tráfego rodoviário em 1988.
-------------------------------------------------------------------