segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cultura

Câmara de Abrantes repete visita guiada à Exposição do “Museu Ibérico de Arqueologia e Arte”
Dado o interesse demonstrado pela comunidade local, a Câmara de Abrantes vai promover mais uma visita nocturna guiada à exposição “Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) – Antevisão II”, quinta-feira, dia 22 de Julho, com início às 21h30.
Esta exposição, patente ao público no Museu D. Lopo de Almeida até 31 de Outubro, representa mais um acto promocional do futuro Museu. Mostra uma pequena parte das cerca de 5 mil peças que vão constituir as colecções do MIAA, incluindo a notável colecção de objectos do espólio arqueológico da Fundação Ernesto Lourenço Estrada. Deste valioso espólio destacam-se nesta 2ª exposição, entre outras, peças da colecção de arqueologia relativa à evolução da armaria na Península Ibérica, durante a Idade do Ferro; o Mundo Clássico abordado através de várias colecções e narrativas, como a cerâmica grega, a joalharia dos reinos helenísticos; a evolução da vidraria, anterior e posterior à invenção do vidro soprado; escultura neoclássica e arte do final da Idade Media (do renascimento e do barroco). Das idades Média e Moderna europeias, foram seleccionadas algumas peças do acervo artístico municipal da Igreja de Santa Maria do Castelo, também ela a ser incorporada nas colecções do MIAA, como um conjunto de estatuária devocional que estabelece a evolução estilística, no território nacional, entre o século XIV e o XVIII. Da arte contemporânea da pintora Maria Lucília Moita, a exposição apresenta trabalhos feitos com carvão sobre papel, representando uma fase abstracta da sua obra (anos 70).
Os interessados deverão proceder a inscrição prévia até às 12h00 do dia anterior à visita, junto da Divisão de Cultura, pelo telefone 241 330 132 ou para o e-mail cultura@cm-abrantes.pt
------------------------------------------------------------------