sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sociedade


Autarquia de Rio Maior assinou contrato com a Santa Casa da Misericórdia para a gestão das novas Creches da Chainça e Malaqueijo
Após ter sido deliberado e aprovado por unanimidade na Reunião de Câmara de 16 de Agosto, a autarquia riomaiorense assinou no passado dia 26 do corrente mês, um contrato de comodato com a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior com vista à gestão das novas Creches da Chainça e Malaqueijo.
Com a construção destes novos equipamentos sociais – Creche da Chainça e Creche de Malaqueijo, co-financiadas pelo FEDER, o Município de Rio Maior priorizou uma das áreas de intervenção mais importantes no Concelho, como o incentivo à natalidade e o apoio às necessidades de muitas famílias jovens e de seus filhos, criando uma alternativa à família para a guarda das crianças.
O Município previa o estabelecimento de acordos de gestão com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) Concelhias para a gestão destas duas novas creches, de forma a garantir a sua sustentabilidade, assim como a qualificação dos serviços prestados por estes novos equipamentos, estando desta forma garantida essa gestão, com a celebração destes protocolos com a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, prevendo-se que essa instituição se candidate à celebração de acordos de cooperação com o Instituto de Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Santarém.
Isaura Morais salientou que a Câmara Municipal irá abraçar e apoiar as Creches, desenvolvendo todos os esforços para que as mesmas funcionem em pleno.
De realçar que as novas creches, cada uma delas, irão acolher 33 crianças, com idades compreendidas entre os 4 meses e 3 anos de idade, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais, distribuídas do seguinte modo: 8 crianças no Berçário, 10 crianças na sala de 1 ano e 15 criança na sala dos 2 anos.
-------------------------------------------------------------------------