sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eventos

Aliar a componente política ao enriquecimento cultural é um dos objectivos da Ecolojovem 2010 em Constância
“Aliar a componente política ao convívio e enriquecimento cultural” são alguns dos objectivos das três dezenas de jovens que participam na Ecolojovem 2010, iniciativa que decorre em Constância até ao próximo domingo.
Proveniente de todas as regiões do país, a ala jovem do PEV concentrou-se este ano no parque de campismo de Constância, tendo como tema principal de debate o elemento Água, assim como a “análise programática de acções a desenvolver no futuro” relativamente às “tentativas sistemáticas da sua privatização”.
Cláudia Madeira, 30 anos, veio de Lisboa, abdicando dos seus últimos dias de férias, por entender fazer “todo o sentido” que a juventude do partido ecologista dedique os últimos dias de Agosto a debater uma questão que considera “fundamental”.
“A água é o tema que merece este ano o especial enfoque neste encontro nacional que visa debater a sua problemática, nomeadamente as tentativas sistemáticas da sua privatização, num recurso que deve ser acessível a todos, a preços justos e com um serviço público de qualidade”, declarou à agência Lusa.
“Para além da acção em si e da sua componente política”, acrescentou a jovem ecologista, “conseguimos aliar a parte do convívio e do conhecimento histórico e cultural dos locais onde realizamos os encontros, no caso, a vila de Constância”.
A decorrer até domingo, a Ecolojovem 2010 inclui reuniões de trabalho com várias associações juvenis do distrito de Santarém, visitas ao Centro de Ciência Viva, ao jardim horto camoniano, passeios pedestres e descidas dos rios Tejo e Zêzere, acções de rua e ainda entrega à população de Constância e Vila Nova da Barquinha de documentos relacionados com a temática da Água.
Sónia Colaço, 32 anos, veio de Almeirim com o objectivo de “aproveitar ao máximo” a possibilidade de debater questões que considera “pertinentes”, tendo afirmado à Lusa, após uma visita ao jardim horto camoniano, espaço que cultiva e divulga as 52 flores cantadas por Camões na sua obra, ser “muito curioso” poder apreciar em Constância “a junção entre a defesa do património cultural e ambiental”.
Natural do Barreiro, Susana Silva, 29 anos, disse à Lusa que Constância tem sido um local “de privilégio” para o objectivo de “sensibilizar e alertar” os jovens e a população em geral para os problemas que afectam o recurso Água, como “os problemas de poluição, de gestão ou ainda as sucessivas tentativas de privatização”.
Segundo afirmou, “das reuniões, discussões e contactos estabelecidos e a estabelecer ao longo destes cinco dias vão sair conclusões sobre a questão da água mas também sobre a questão dos incêndios”, duas questões que, afirmou, “vão nortear a acção futura” da ala jovem do PEV.
----------------------------------------------------------------------