quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Educação

Escolas previstas para encerrar no distrito vão continuar abertas provisoriamente até conclusão dos novos Centros Escolares
Quatro escolas dos concelhos de Almeirim, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, que estão na lista de escolas a fechar no próximo ano lectivo, vão continuar abertas provisoriamente a aguardar a conclusão de novos centros escolares.
Segundo informaram à Lusa responsáveis autárquicos destes três concelhos, as escolas vão mesmo encerrar no decurso do ano lectivo de 2010/2011 mas só depois dos alunos serem transferidos para os centros escolares ainda em construção. Estas escolas beneficiam de uma autorização especial de funcionamento, atribuída a estes municípios no âmbito das negociações com o ministério da Educação.
É o caso das escolas das aldeias de Marianos e da Raposa, no concelho de Almeirim, onde os alunos continuarão a ter aulas até que esteja concluído o centro escolar de Fazendas de Almeirim, afirmou à Lusa a vereadora Maria Emília Moreira (PS).
A escola de Marianos já está oficialmente encerrada há vários anos mas tem continuado a receber os alunos graças a uma autorização especial de funcionamento, frisou a vereadora. Quanto à escola da Raposa, o estabelecimento manter-se-á em funcionamento até à conclusão do referido centro escolar de Fazendas.
Em Almeirim vai encerrar a escola do 1º ciclo da Tapada e os alunos vão ser transferidos para o centro escolar de Almeirim.
Em Torres Novas, a escola básica de Assentis está na lista de encerramentos mas só deverá fechar portas em finais de Setembro ou inícios de Outubro, quando o centro escolar de Assentis estiver concluído, segundo referiu à Lusa o presidente da câmara, António Rodrigues (PS).
Segundo o autarca, as restantes sete escolas da lista oficial divulgada na quarta feira pelo Ministério da Educação – Barroca, Fungalvaz, Poços, Rexaldia, Alqueidão e Casais Martanes e Rodrigos – vão mesmo fechar portas já em Setembro e os alunos vão ser transferidos para outras escolas de povoações vizinhas, alguns de forma definitiva, e outros até que estejam concluídos os centros escolares de Assentis e do Pedrógão (este último com inauguração prevista para janeiro de 2011).
Em Vila Nova da Barquinha a situação repete-se. Este ano fecham duas escolas no concelho mas, no caso da escola básica de Tancos, os alunos vão continuar a ter aulas neste edifício até que o centro escolar do concelho esteja pronto.
Os alunos da EB nº 2 de Moita do Norte vão transferidos para a escola nº 1 da mesma povoação já em Setembro.
“Esta é uma situação provisória”, frisa o presidente da autarquia, Miguel Pombeiro (PS), “pois todos estes alunos vão ser depois transferidos para o novo centro escolar do concelho, com inauguração prevista para Janeiro/Fevereiro do próximo ano”.
-----------------------------------------------------------------------------