terça-feira, 31 de agosto de 2010

Economia

Anunciado em Mação que existem constrangimentos financeiros e ausência de estratégia de desenvolvimento para as Zonas de Intervenção Florestal (ZIF)
Constrangimentos financeiros e ausência de estratégia de desenvolvimento para as Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), são alguns dos problemas hoje apontados no Encontro Nacional de Entidades Gestoras das ZIF, a decorrer em Mação.
O presidente da Associação Florestal do concelho de Mação (Aflomação), António Louro, afirmou hoje à Lusa que “o problema é que a concretização no terreno dos seus objectivos [das ZIF] tem sido pautada por enormes constrangimentos devido à falta de meios financeiros e à inexistência de estratégias de desenvolvimento e apoio às ZIF de médio prazo”.
“Se não houver uma reformulação urgente das medidas de apoio do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) para as ZIF, no sentido de reforçar o financiamento, todo o trabalho efectuado pelas entidades gestoras e pelos proprietários poderá ter sido em vão”, alertou.
António Louro disse ainda à Lusa que “o regresso dos incêndios prova claramente que, mesmo gastando actualmente o dobro dos recursos no combate a incêndios, em relação a 2003, e mesmo tendo melhorado bastante o sistema de combate, estes não garantem resultados significativos”.
“Até ao momento, e pela falta de recursos para pôr as ZIF em prática, a sua contribuição para o ordenamento florestal tem sido muito reduzida e a presente situação só reforça o que há muito se sabe: a solução para a questão dos incêndios está na prevenção estrutural, na gestão e ordenamento do território” defendeu.
O presidente da Aflomação disse que, decorridos cinco anos desde a publicação do Decreto-Lei que conferia o enquadramento legal à criação e funcionamento de ZIF, encontram-se formalmente constituídas 127 Zonas de Intervenção, representando cerca de 600 mil hectares de áreas florestais.
No encontro de Mação participam representantes de 105 das 127 ZIF actualmente constituídas no país.
-------------------------------------------------------------------------------------