terça-feira, 17 de agosto de 2010

Autarquias

Cartaxo gemina-se com cidade chinesa de Penglai
O Município do Cartaxo vai estabelecer um protocolo de geminação com a cidade chinesa de Penglai, que tem cerca de 450 mil habitantes e é a região onde encontra a principal produção de uvas de alta qualidade e de vinho na China, sendo por isso denominada, tal como o Cartaxo, de “Capital do Vinho”. A região de Penglai acolhe a principal produção de uvas de alta qualidade do País, representando 20% da produção total de vinho chinês. A parceria entre as duas cidades foi aprovada na última reunião de Câmara, no dia 10 de Agosto.
O Executivo reconheceu as vantagens que poderão resultar das relações estabelecidas, tanto ao nível dos interesses comerciais, como na valorização da riqueza cultural, com características muito próprias na área do mundo da vinha, do vinho e do mundo rural.
Enquadrado no âmbito do Projecto Cartaxo - Capital do Vinho, este protocolo de geminação vem dar continuidade à realização de parcerias com cidades quer europeias quer fora do espaço europeu, em que o vinho e a sua cultura são o móbil. Pedro Gil, vereador e responsável pelo Projecto Cartaxo - Capital do vinho, frisou que “esta cidade está já geminada com outras regiões com expressão mundial na área do vinho, como Napa Valley, nos Estados Unidos, ou Bordéus, em França”, o que, no seu entender, vem reforçar ainda mais a importância desta geminação.
Para o presidente do Município, Paulo Caldas, “a relação de parceria é também de aprendizagem, de projecção do Cartaxo e de contributo para a abertura de novos horizontes e potenciais mercados para os nossos produtores”.
As vantagens são também inequívocas para a cidade de Penglai que, além das potenciais trocas comerciais e relações culturais, valoriza também o facto do Cartaxo assumir a presidência da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).
------------------------------------------------------------------------------