quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ambiente

Incêndio que lavrou em Ferreira do Zêzere consumiu cerca de quinhentos hectares de floresta
O incêndio que lavrou terça-feira no concelho de Ferreira do Zêzere terá consumido cerca de 500 hectares de floresta, segundo estimativas da Protecção Civil, que calcula em 270 hectares a área ardida nos Amiais, concelho de Santarém.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém disse à agência Lusa que hoje de manhã se mantêm nos dois locais grande parte dos efectivos que combateram os dois incêndios para trabalhos de rescaldo e consolidação.
A fonte confirmou que o maior dano registado foi num barracão com gado caprino, no lugar de Barradas (Ferreira do Zêzere), não tendo sido afectadas as habitações dessa povoação nem as de Rio Fundeiro, que chegaram a ter as chamas muito próximas.
Segundo disse, algumas viaturas que arderam estavam abandonadas.
Também nos Amiais, ardeu uma viatura ligeira de mercadorias que já não funcionava, disse à Lusa o vereador da Câmara de Santarém com o pelouro da protecção civil, António Valente.
Terça-feira receou-se que as chamas pudessem ter “tocado” uma serração, mas, segundo disse, tal não se verificou.
“Os bombeiros procuraram proteger as habitações e os edifícios industriais, que foram considerados prioritários”, disse António Valente, sublinhando que a zona afectada foi a mesma que já havia sido atingida pelo incêndio do verão de 2003 e pelo tornado de Abril de 2008.
O incêndio de Ferreira do Zêzere foi combatido por mais de 200 operacionais e o dos Amiais por mais de uma centena, tendo as corporações do distrito de Santarém contado com reforços de Leiria e Lisboa.
-------------------------------------------------------------------