terça-feira, 24 de agosto de 2010

Política

Deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém contra encerramento de extensões de saúde no concelho de Tomar
Os deputados do PSD eleitos na Assembleia na República pelo distrito de Santarém e a concelhia social democrata de Tomar manifestaram-se hoje contra o eventual encerramento de oito extensões de saúde em freguesias deste concelho.
Em conferência de imprensa, o presidente da distrital do PSD, o deputado Vasco Cunha, apelou ao Agrupamento de Centros de Saúde do Zêzere (ACES), que tutela a rede de saúde primária de Tomar, para que diga “rapidamente” se vai haver o encerramento de alguma extensão de saúde neste concelho, exigindo ainda que, a haver encerramentos, estes sejam “negociados” com a câmara municipal, com as juntas e com os restantes partidos políticos com representação nos órgãos autárquicos do concelho.
Em causa estará o encerramento de oito extensões de saúde nas freguesias do concelho de Tomar, designadamente, nas localidades de Além da Ribeira, Beselga, Carregueiros, Casais, Junceira, Madalena, Serra e São Pedro, segundo divulgou o PSD em comunicado.
Neste mesmo comunicado, a concelhia do PSD de Tomar afirma que a gestão deste processo “foi mal conduzida e contradiz o estabelecido e lavrado em acta” de uma reunião do ACES do Zêzere, onde alegadamente terá sido garantido que nenhuma acção seria implementada sem que os autarcas do concelho tivessem conhecimento e fossem ouvidos.
O presidente desta concelhia, José Delgado, garante que nem a câmara municipal – liderada por uma coligação PSD/PS -, nem as juntas de freguesia foram ouvidas neste processo e “foram confrontadas” com notícias em meios da imprensa regional em que é referido, por responsáveis do ACES, o provável encerramento destas extensões de saúde.
José Delgado classifica o processo como “unilateral e gerido de forma avulsa”, afirmando ainda “não compreender esta atitude economicista que prejudica a qualidade de vida dos habitantes do concelho”. O dirigente social-democrata admite que possam haver encerramentos mas recusa discutir o assunto sem antes conhecer a proposta concreta da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS).
O deputado Vasco Cunha, que esteve acompanhado pela deputada Carina João Oliveira, desafiou as restantes forças políticas do concelho, nomeadamente o PS, a “tomarem posição pública e inequívoca contra estes encerramentos”. “Os responsáveis políticos eleitos neste concelho não sabem quais os critérios que levam ao encerramento mas são depois as autarquias que irão ter pagar os transportes para que os utentes destas freguesias tenham acesso a outros centros de saúde”, frisou ainda Vasco Cunha.
A Lusa tentou contactar o ACES do Zêzere e a ARS mas nenhuma das entidades esteve disponível para prestar declarações durante o dia de hoje.
------------------------------------------------------------------------------