terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sociedade

Jovens de vários países participam em acções de recuperação de infra-estruturas no concelho de Constância
Vinte jovens de vários países participam, de 18 a 31 de Agosto, num campo de trabalho internacional que vai recuperar infra-estruturas rurais e preparar a festa da aldeia da Pereira, no concelho de Constância.
O campo de trabalho, designado Quatro Cantos do Mundo/Four Corners of the World, é organizado pela associação Quatro Cantos do Cisne, uma instituição particular de solidariedade social de Constância, e terá a participação de jovens de países como a Coreia, o Canadá, Turquia, Uruguai e de vários países europeu e ainda dezena e meia de portugueses, alguns dos quais monitores.
“Queremos trazer o contraditório, a diferença a uma região que é ainda muito fechada”, disse à agência Lusa o presidente da associação, Daniel Martins.
Tendo como grande temática o Ano Internacional de Luta contra a Pobreza, o campo de trabalho vai permitir a recuperação e manutenção de infra-estruturas rurais “no sentido de tornar agradável” o espaço onde se vai realizar, no último fim-de-semana de Agosto, a Festa Rural 2010, na qual os jovens terão participação activa.
Os jovens vão ainda plantar ervas aromáticas e chás em modo de produção biológica nos espaços da aldeia reservados a hortas comunitárias e participar numa campanha de sensibilização sobre o Ano Internacional de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social.
Daniel Martins disse à Lusa que, embora o campo se centre na aldeia da Pereira, a acção dos jovens vai estender-se a toda a freguesia de Santa Margarida da Coutada e envolver praticamente todas as colectividades do concelho de Constância.
A acção insere-se na aposta que a associação tem vindo a fazer na “interculturalidade e na valorização do património e da comunidade” local, bem como na promoção dos valores do “respeito, igualdade, participação cívica, liberdade e espírito crítico”, realçou.
O campo de trabalho assume-se como “um campo verde”, colocando “um cuidado especial” na emissão reduzida de CO2, sendo a maioria das deslocações feitas em veículos não poluentes.
“A grande motivação destes jovens entre os 18 e os 30 anos é sem dúvida a vontade enorme de aventura, conhecer a nossa cultura e raízes tradicionais, sentirem-se úteis e recompensados socialmente, entender e contribuir para um entendimento justo da globalização a todos os níveis”, disse.
A associação Quatro Cantos do Cisne foi criada em 1994 com o objectivo de promover o desenvolvimento da Pereira, uma aldeia com 27 habitantes, da freguesia de Santa Margarida, situada num vale que faz um losango e que vive a ameaça da desertificação.
O nome da associação vem da analogia aos quatro cantos do losango associada à analogia do canto dos cisnes quando estão a morrer, afirmou.
Transformada em instituição particular de solidariedade social em 2000, a associação conta com 50 funcionários, coordenando os cinco centros de tempos livres do concelho e apoiando as actividades de animação nos jardins-de-infância, além de ter criado uma empresa de inserção com 15 funcionários e de coordenar um projecto de intervenção precoce.
------------------------------------------------------------------------------