segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Agricultura

Mação acolhe 1.º Encontro Nacional de Entidades Gestoras de ZIF
A Aflomação - Associação Florestal do Concelho de Mação promove esta terça-feira, 31 de Agosto, o 1.º Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Zonas de Intervenção Florestal, em Mação.
Sob o tema "ZIF - Analisar o Presente, Preparar o Futuro" esta importante e interessante iniciativa pretende promover a partilha de experiências entre as entidades envolvidas no trabalhoso processo de constituição de ZIF, bem como juntar sinergias e formular propostas que possam ajudar a ultrapassar os actuais obstáculos e constrangimentos existentes ao funcionamento das Zonas de Intervenção Florestal.
Como é do conhecimento público, após os grandes incêndios de 2003, o Estado Português decidiu criar um modelo que permitisse intervir nos espaços florestais, de forma inovadora, estruturante e integrada – ZIF. Decorridos cinco anos desde a publicação do Decreto-Lei que conferia o enquadramento legal à criação e funcionamento de ZIF, encontram-se, formalmente, constituídas inúmeras ZIF mas a concretização no terreno dos seus objectivos, tem sido pautada por enormes constrangimentos. Como tal, em cima da mesa estarão temas como a insuficiência e desenquadramento das ajudas financeiras disponíveis; a necessidade de clarificação do enquadramento legal aplicável e a inexistência de uma estratégia de desenvolvimento e apoio às ZIF de médio prazo.
O início dos trabalhos está marcado para as 10h, com a eventual presença de Amândio José de Oliveira Torres, Presidente da Autoridade Nacional Florestal (ANF); de Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação; e de António Louro, Presidente da Aflomação. Para o encerramento do Encontro Nacional espera-se a presença de Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.
Em Portugal existem actualmente cerca de 130 Entidades Gestoras de ZIF. Para esta acção encontram-se já inscritas mais de uma centena, um número que revela a enorme necessidade de analisar as dificuldades do presente, bem como de encontrar caminhos para o futuro e para uma rápida intervenção.
O Auditório Municipal de Mação acolhe esta iniciativa da Associação Florestal do Concelho de Mação, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Mação, do Fórum Florestal e é financiada pelo Fundo Florestal Permanente.
-------------------------------------------------------------------------------------