sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sociedade

Suspenso enfermeiro suspeito de abuso sexual
O director clínico do Hospital de Santarém confirmou hoje à agência Lusa a suspensão de um enfermeiro devido a queixas de abuso sexual apresentadas no ano passado por duas mulheres.
José Marouço disse à Lusa que assim que recebeu a primeira queixa, a direcção do hospital “tomou as providências necessárias para defender as utentes, a instituição e o próprio enfermeiro, que até prova em contrário era inocente”.
O homem, de 29 anos, foi então colocado “em funções que pareceram adequadas” à administração do hospital, tendo sido “mudado de serviço e de funções”, deixando de ter contacto com utentes mulheres.
Em Junho último, o hospital foi informado pelo Tribunal de Santarém de que tinha sido determinada a suspensão de funções ao enfermeiro, o que aconteceu, afirmou.
“Para decidir a suspensão foi porque o Tribunal encontrou razões para o fazer”, acrescentou.
José Marouço afirmou que em seis anos de pertença ao conselho de administração do Hospital de Santarém este foi o primeiro caso relatado, o que o leva a concluir que se trata de uma situação “excepcional”.
Uma outra situação de abuso, denunciada por uma utente em 2004, envolveu um maqueiro que foi condenado no ano passado a uma pena suspensa de um ano e dois meses e ao pagamento de uma indemnização de 2500 euros à queixosa.
-----------------------------------------------------------------------------