terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sociedade

Misericórdia de Constância anuncia construção de Lar para Idosos em Santa Margarida da Coutada
Um lar de idosos com capacidade para 40 utentes vai ser construído na freguesia de Santa Margarida da Coutada com um investimento de 1,7 milhões de euros, anunciou hoje a Misericórdia de Constância.
A comemorar 450 anos de existência, a Santa Casa da Misericórdia de Constância inicia na quarta-feira a construção do projecto com uma sessão simbólica de lançamento da primeira pedra do equipamento e a inauguração da denominada “Galeria de Provedores”, no edifício sede da Misericórdia.
Com uma capacidade de acolhimento de 40 utentes e uma área total de construção de 4600 metros quadrados, dos quais cerca de 2 mil de área exterior ajardinada, o investimento ascende a 1,7 milhões de euros e contará com um apoio dos fundos comunitários de 60 por cento, no âmbito da medida Plano Operacional Potencial Humano (POPH).
A Câmara Municipal de Constância, que cedeu o terreno e assumiu a comparticipação dos projectos, irá contribuir financeiramente com 30 por cento do total de investimento do equipamento.
Paulo Teixeira, Provedor da Misericórdia de Constância, disse à agência Lusa que o projecto visa “dar uma resposta efectiva a uma necessidade sentida” pela população mais idosa, tendo afirmado que a base de dados ao nível de inscrições de utentes, em lista de espera, justifica a sua construção.
“O número de 40 utentes afigura-se-nos como sendo o adequado a um projecto desta natureza, tendo em conta as pessoas em lista de espera, sendo um valor que permitirá assegurar a auto sustentabilidade do equipamento”, afirmou o responsável.
O novo equipamento levará a uma “reafectação” dos recursos humanos existentes nas actuais valências da Misericórdia, nomeadamente no lar existente em Constância e no serviço de apoio domiciliário, afirmou o Provedor, tendo acrescentado que os funcionários a contratar serão de acordo com as admissões de utentes.
Com data prevista da conclusão para finais do ano 2012, a cerimónia de lançamento da construção do Lar de Idosos de Santa Margarida deverá ser presidida por Idália Moniz, secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.
-------------------------------------------------------------------