quinta-feira, 6 de maio de 2010

Economia

Nersant realiza promoção de projectos de empreendedorismo junto de escolas do distrito
A associação empresarial de Santarém, a Nersant, está a realizar dois projectos de promoção do empreendedorismo junto de 429 alunos de 31 escolas do ensino básico e secundário do distrito.
Em conferência de imprensa, o presidente da Nersant, José Eduardo Carvalho, classificou este como um projecto "único e pioneiro" no país, referindo que é "o maior processo de promoção de empreendedorismo" que está a ser dinamizado em Portugal.
Um dos projectos, o EmpCriança, envolve 278 alunos e 20 professores de 15 escolas do primeiro ciclo de ensino dos concelhos de Alcanena, Chamusca, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. O objectivo do projecto, segundo o dirigente da Nersant, é o de começar a ensinar aos mais jovens conceitos ligados ao mundo empresarial, como capital, trabalho, vendas, marketing, produção, risco, entre outros. Este projecto teve o apoio financeiro das autarquias destes quatro concelhos envolvidos, assim como de algumas empresas do distrito.
O EmpCriança teve um projecto-piloto no ano lectivo de 2008/2009 e está agora em plena aplicação durante este ano lectivo de 2009/2010, prevendo-se que possa continuar nos próximos anos, apesar de ainda não ter apoios financeiros do Ministério da Educação que, apesar disso, disse José Eduardo Carvalho, já reconheceu e autorizou a realização desta iniciativa.
O EmpreEscola decorre pelo segundo ano, nesta edição em 16 escolas secundárias, profissionais e de ensino básico do 2º e 3º ciclo de vários concelhos do distrito, envolvendo 151 jovens, mais de 50 professores, divididos em 47 equipas que foram desafiadas a desenvolveram ideias de negócio e projectos inovadores.
Entre os projectos apresentados por estes jovens podem-se encontrar ideias como a criação de material de campismo alimentado a energia solar, um rato multifunções, a produção de caracóis de forma biológica, um insecticida biológico, um motor baseado em energia magnética, entre muitos outros.
Os projetos desenvolvidos no âmbito do EmpCriança e EmpreEscola vão ser apresentados no dia 8 de Junho, no decurso da Fersant/Feira Nacional da Agricultura, onde também estarão durante todos os dias do certame numa zona de exposição no Cnema em Santarém. Neste dia prevê-se a participação da ministra da Educação, Isabel Alçada, num dos fóruns do EmpCriança, e do secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, no fórum do EmpreEscola.
No caso deste último projecto, destinado ao ensino secundário, vão ser atribuídos prémios em três categorias: 'Melhor Ideia Empresarial', 'Ideia mais Inovadora' e 'Melhor Trabalho de equipa'. A primeira apresentação ao júri destas ideias de negócio será feita no dia 28 de maio, na sede da Nersant em Torres Novas. José Eduardo Carvalho espera que algumas destas ideias possam vir a ser transformadas em negócios reais e, para isso, vão também ser convidados empresários da região para conhecer mais de perto estes projectos.
Para as próximas edições de ambas as iniciativas, o presidente da Nersant espera ter o dobro do número de alunos envolvidos assim como também aumentar o número de escolas e de autarquias a apoiar os projectos. O dirigente espera também o reconhecimento e apoio financeiro do Ministério da Educação para uma iniciativa que considera "única e arrojada", realizada numa altura em que, segundo José Eduardo Carvalho, "muitos cruzam os braços e não acreditam nas empresas".
"A cultura de empreendedorismo, mas de um empreendedorismo verdadeiramente próximo da realidade das empresas, é uma área pouco incentivada e valorizada no sistema formal de ensino", afirma o presidente da Nersant, defendendo ainda a criação de um disciplina desta temática nas escolas.
-------------------------------------------------------------------