sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Efemérides

Santarém assinala a data da abolição da Pena de Morte
A estátua do Marquês Sá da Bandeira, no Largo do Seminário em Santarém vai ser iluminada, no dia 30 de Novembro (11 horas), data em que se assinala a abolição da pena de morte. Para além da iluminação, vai também ser colocada junto ao Marquês Sá da Bandeira, vulto ligado à abolição da pena de morte, uma coroa de flores pelo vereador da Cultura, Vitor Gaspar.
A iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” que teve início em 2002 é organizada à escala mundial pela Amnistia Internacional Portugal. Até à data, 998 cidades de 77 países, entre os quais Portugal, participam nesta manifestação simbólica contra a pena de morte. Aliás, Portugal foi dos primeiros países a abolir a pena de morte no mundo.
De referir ainda que o Marquês Sá da Bandeira, destacou-se pela verticalidade de carácter e coragem, bem como por lutar por grandes ideais. Sá da Bandeira foi uma figura marcante do Liberalismo e da política oitocentista. Foi uma figura nacional de projecção universalista. Espírito humanista e generoso, considerava a escravatura uma nódoa indelével nas civilizações; causa pela qual lutou durante 40 anos. Conseguiu a sua abolição em 1869.
Faleceu em Santarém a 6 de Janeiro de 1876 e aqui foi sepultado, a seu pedido. Por toda a cidade há marcas que mantêm vivo o seu nome.
--------------------------------------