sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sociedade

Fórum reúne via rádio comunidade residente e da diáspora, em Abrantes
O Fórum para a Cidadania dos Tramagalenses, criado em Maio por um grupo de cidadãos da freguesia do Tramagal (Abrantes), reúne sábado a "comunidade abrangente" - a residente e a da diáspora - através das ondas da rádio.
Conscientes da dispersão dos tramagalenses, sobretudo desde o encerramento da metalúrgica Duarte Ferreira, nos anos 1980, os responsáveis do Fórum, um movimento de cidadania constituído para "defender os valores de uma terra que amam", quiseram abrir o debate aos "ausentes" que continuam a manter uma ligação com a freguesia.
Tendo em conta a distância que separa a comunidade "presente" da "ausente", a sessão não vai decorrer em ambiente de sala, como tem acontecido até aqui, mas vai ligar a comunidade através das ondas da rádio local, a Tágide.
Numa emissão que vai decorrer entre as 15:00 e as 17:00 de sábado, também através da Internet, os habitantes do Tramagal vão ser confrontados com os pontos de vista dos seus conterrâneos que vivem na diáspora.
Além dos dirigentes do Fórum, em estúdio vão estar representantes da "comunidade tramagalense" de Lisboa e da Escócia, participando os restantes - Alemanha, França, Canadá, Angola, Marinha Grande, Algarve - por telefone.
"Optámos por esta via porque só a rádio e a Internet permitiam este encontro", sublinham os responsáveis do Fórum no blogue que dinamizam.
O Fórum para a Cidadania dos Tramagalenses tem promovido sessões de reflexão e debate, nomeadamente sobre Associativismo, Cultura e Desporto e Educação e Juventude.
*Fonte: Lusa
-------------------------------------------------------