quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sociedade

Presidente da Câmara de Santarém quer colocar bombeiros municipais “dentro da legalidade”
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, quer colocar a corporação municipal de bombeiros “dentro da legalidade” e torná-la numa “unidade racional e não corporativa”, adiantou Moita Flores à agência Lusa.
O presidente da edilidade scalabitana, reagia à tomada de posição de dois voluntários que prestam serviço nos Bombeiros Municipais de Santarém, que no passado sábado faltaram ao piquete, alegadamente em protesto pela decisão da autarquia de deixar de pagar horas de piquete.
Moita Flores, adiantou que decidiu chamar a si o pelouro dos bombeiros porque sabia da existência de graves problemas na corporação, que os três vereadores que detiveram o pelouro nunca conseguiram resolver por interferência de “lóbis”.
No caso das remunerações aos voluntários que prestam serviço na corporação, Moita Flores disse que pediu um parecer à Inspecção Geral da Administração Local, tendo deixado de pagar as horas de piquete assim que recebeu a informação de que esse pagamento é ilegal.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais afirmaram hoje, em comunicado, não entender o protesto dos voluntários “já que a exigência do pagamento das horas efectuadas por parte daqueles bombeiros perverte o conceito de voluntariado em que se encontram inseridos”.
No comunicado, declaram preocupação “com a forma como estas situações podem afectar o socorro e reiteram o que têm desde sempre defendido, a necessidade de aumentar o número de efectivos” na corporação de Santarém.
Moita Flores disse também à Lusa, que a autarquia vai abrir no próximo ano um concurso para admissão de mais cinco bombeiros profissionais.
Segundo disse, a intenção é “reestruturar” a corporação, acabando com a sobreposição de funções entre profissionais e voluntários, e “redefinir a relação” com as corporações de voluntários do concelho, sobretudo com a de Santarém.
António Valente, vereador com o pelouro da Protecção Civil, afirmou que não há qualquer motivo de preocupação quanto à segurança no concelho, já que há articulação com as restantes corporações do concelho.
Os Bombeiros Municipais de Santarém tem actualmente 21 dos 30 efectivos previstos no quadro, contando com a colaboração de 24 voluntários,adiantou.
-----------------------------------------