segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cultura

Teatro Azeite estreia em Santarém peça de Bernardo Santareno "O Pecado de João Agonia"
O Teatro Azeite estreia em Santarém, dia 19 de Novembro, a peça “O Pecado de João Agonia” de Bernardo Santareno, no âmbito das comemorações de “Novembro, Mês de Santareno”.
A peça encenada por Pedro Oliveira sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira, às 21h30, e volta a cena nos dias 20 e 21 de Novembro.
O Teatro do Azeite, criado em 2008, tem como referência na sua filosofia de trabalho as origens do teatro na antiguidade clássica (onde a oliveira era símbolo de paz e de unidade entre os homens) transpondo esta simbologia para o teatro contemporâneo. O azeite, sendo um elemento muito português, é ao mesmo tempo universal, visto que está presente nos rituais de todas as religiões milenares do mundo. Tal como a dramaturgia de Bernardo Santareno, o Teatro do Azeite procura explorar a universalidade do povo português contemporâneo.
Segundo o Teatro Azeite “O Pecado de João Agonia é o texto de Bernardo Santareno mais pertinente para levar à cena neste momento, não só porque a sua temática se encontrar na ordem do dia, mas também porque a sua linguagem e simbologia se enquadra harmoniosamente na estética e método de trabalho que desenvolvemos até agora e que queremos desenvolver e aprofundar”.
.......................................................................................