terça-feira, 24 de novembro de 2009

Autarquias

Câmara de Ourém reúne com agentes educativos do Concelho
Debater o futuro da educação foi o objectivo de uma reunião de trabalhos, na passada sexta-feira, entre a Câmara Municipal de Ourém e todos os agentes educativos que intervêm no concelho de Ourém. Marcaram presença representante dos diferentes agrupamentos, escolas e colégios privados e IPSS's.
Liderado por Paulo Fonseca, presidente da autarquia, o encontro, para além da assinatura de protocolos no âmbito das actividades de enriquecimento curricular, que vão envolver 2099 alunos dos vários estabelecimentos de ensino, contou ainda com a discussão de vários temas, com destaque para a revisão da carta educativa, a reinstalação do Conselho Municipal de Educação e a discussão do contrato de execução, transferência de competências para o município.
Na sessão que decorreu no auditório dos Paços do Concelho houve ainda tempo para falar das actividades que a autarquia pretende desenvolver em conjunto com as escolas. “Desfile de Carnaval”, “Festival de Música Inter-Escolas”, “Viva a Escola” e a “Comemoração do Ano Internacional da Diversidade Biológica 2010” foram os eventos apresentados e bem aceites pelos representantes da educação.
“É impossível que um plano cultural seja eficaz se for apenas um plano de entretenimento. Temos de pensar em algo que crie oferta cultural, novos públicos e hábitos de consumo cultural saudáveis à comunidade estudantes”, disse Paulo Fonseca.
Dirigindo-se aos presentes, Paulo Fonseca, terminou deixando um desafio: “é fundamental que tenhamos a capacidade, humildade, envolvimento e interacção, para que consigamos ter um concelho de excelência em matéria de educação”.
Aposta num futuro comum:
Durante esta reunião de trabalhos, José Alho, vereador do pelouro da educação da autarquia, defendeu a “aposta num futuro comum” como uma das soluções para a afirmação da educação.
Para isso apresentou a “atitude de maior abertura” do novo executivo como o ponto de partida para a concretização desse objectivo e que começou com esta reunião.
Neste contexto apresentou a equipa que irá trabalhar nesta área, destacando José Fernandes, vereador da Câmara no último mandato, “uma pessoa com um curriculum incontornável nesta matéria” e que o irá assessorar na liderança deste pelouro.
*Fonte:Departamento Comunicação Câmara de Ourém
-----------------------------------------