segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cultura


Lurdes Norberto e Ruy de Carvalho foram os actores distinguidos na categoria "Carreira" dos Prémios Santareno de Teatro 2009
Em conferência de imprensa realizada esta tarde em Santarém Vicente Batalha anunciou os nomes que vão receber os prémios atribuídos pelo Instituto Bernardo Santareno (IBS).
Na categoria de Carreira, foram atribuídos à actriz Lurdes Norberto e ao actor Ruy de Carvalho, actores que dispensam qualquer adjectivação”, disse Vicente Batalha, realçando os “muitos anos dedicados ao teatro”.
O prémio Interpretação foi atribuído a Luísa Cruz, pela sua participação na peça “Harper Reagan e a José Raposo, pela representação em “O Violino no Telhado”, uma peça que teve encenação de Filipe La Féria.
O prémio Espectáculo, foi atribuída à peça “Esta Noite Improvisa-se”, de Pirandello, numa encenação de Jorge Silva Melo e co-produção Teatro Nacional D. Maria II/Artistas Unidos.
Em relação aos prémios Revelação, Carla Galvão, pela excelente interpretação na peça “Acamarrados”, dos Artistas Unidos, e Sérgio Praia, pela representação em “Sétimo Céu”, da Escola de Mulheres, foram os distinguidos com o prémio deste ano.
A distinção Especial foi atribuída a Rui Madeira, director, encenador e actor da Companhia de Teatro de Braga, a Joaquim Benite, director do Teatro Municipal de Almada e do Festival de Teatro de Almada, e a António Júlio, actor scalabitano, bastante conhecido do Veto Teatro Oficina, de Santarém.
Vicente Batalha, adiantou ainda, “quando o instituto foi criado em 2006, foi decidido distinguir a excelência no teatro português. Sendo Bernardo Santareno uma figura nacional prestigiada, justificava-se, com o seu nome, distinguir o que de melhor se faz nesta área no nosso país”, disse Vicente Batalha à Lusa.
Francisco Moita Flores, Presidente da edilidade de Santarém, também presente, disse que, com estas iniciativas, “Bernardo santareno, um dos maiores dramaturgos do século XX, ressuscitou e é um património não só dos scalabitanos mas também de todo o país”, afirmando que tem esperança que os grupos de teatro “comecem a apostar mais” na encenação das suas obras.
Os prémios vão ser entregues durante uma Gala, a realizar no próximo dia 22 à noite, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. Também no mesmo dia serão entregues os prémios da segunda edição do Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno, que distingue obras inéditas e que este ano, além da peça “Não Deixes que a Noite se Apague”, de Domingos Lobo, atribuiu cinco menções honrosas.
----------------------------------------------