terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sociedade

Cidadãos apelam à salvaguarda do antigo Convento das Donas
Cerca de 100 pessoas subscreveram uma carta que apela à salvaguarda e valorização do antigo Convento das Donas, em Santarém, que alberga actualmente a PSP, pedindo que aí seja instalado um "Museu da Cidade".
A carta foi entregue no âmbito da "participação preventiva" prevista na elaboração do Plano de Pormenor para o Quartel das Donas, cujo procedimento foi iniciado pela Câmara Municipal de Santarém através de anúncio publicado em Diário da República no passado dia 06.
Na carta, uma iniciativa da auto-denominada Plataforma Cívica de Apoio à Salvaguarda e Valorização do Local do Antigo Convento de S. Domingos das Donas de Santarém, é pedido que "seja preservado e revalorizado o que ainda existe edificado do antigo Convento de S. Domingos das Donas" e que aí seja instalado um "Museu da Cidade".
António Duarte, director do Departamento de Gestão Urbanística e Ambiente da Câmara Municipal de Santarém, disse hoje à agência Lusa que a intenção é manter as três naves do actual quartel, bem como todos os vestígios que a direcção de cultura da autarquia entenda que devam ser preservados.
Segundo disse, o projecto prevê a construção de um edifício na praça interior do quartel, que deverá albergar, num dos pisos, a PSP e que acolherá comércio, serviços e habitação.
O plano de pormenor irá estabelecer os índices de construção e os parâmetros de utilização não previstos no Plano Director Municipal e servirá de base ao projecto que a autarquia quer desenvolver em parceria com um privado.
Paralelamente, mas a um ritmo diferente, até pela "complexidade" do processo, estão a decorrer os procedimentos com vista à aprovação de um plano de pormenor para as instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC), disse.
Tanto o Convento das Donas, que ocupa uma área de 9.760 metros quadrados, como a antiga EPC vão ser alienados pelo Estado à Câmara Municipal de Santarém, no âmbito das contrapartidas negociadas com os municípios do Oeste e Lezíria pela não construção do novo aeroporto na Ota.
Ambos os espaços vão integrar a parceria público-privada que a autarquia quer criar para desenvolver a Fundação da Liberdade e que vai englobar todos os imóveis que vão ser adquiridos ao Estado.
Segundo a informação existente na página do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), do Convento das Donas resta parte da estrutura murária, encontrando-se no Museu de S. João de Alporão elementos decorados em cantaria e painéis historiados de azulejos.
O Convento foi fundado originalmente (em 1240) no local onde surgiria mais tarde o Convento da Trindade (antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria), tendo sido transferido em 1287 para terrenos da Ordem de S. Domingos, junto à porta de S. Manços, fora do circuito muralhado, numa zona de expansão oitocentista.
Em 1857, Possidónio da Silva propôs a instalação de um museu lapidar no edifício conventual, o que nunca se concretizou, tendo o edifício acolhido um colégio feminino sob supervisão das freiras no final do século XIX, altura em que, com a morte da última freira, foi entregue ao Ministério da Guerra.
Na primeira metade do século XX, o local acolheu o quartel de Caçadores 6 e o quartel de Infantaria 16, sendo ocupado, parcialmente, pela PSP desde 1975.
----------------------------------------------------