sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Cultura

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes assinala Primeiro Aniversário
Apenas um ano após a inauguração das suas novas instalações, a 28 de Novembro de 2009, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes apresenta números cuja dimensão bem demonstram a importância deste equipamento para os torrejanos.
O número de visitantes ultrapassa já os 110 000 e o número de utilizadores registados ascende a mais de 4 700. Mas esta «nova» Biblioteca é também interactiva e muito dinâmica. Prova disso mesmo são as 210 actividades de animação e extensão cultural realizadas nestes doze meses, que reuniram mais de 5 000 participantes, na sua maioria alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.
Juntam-se ainda 131 actividades de índole diversa, integradas em eventos (correspondentes a espectáculos, efemérides, acções de formação, ateliês, exposições, debates, colóquios, conferências e semanas de leitura). Neste caso, a participação estimada é de mais de 20 000 presenças, num público muito diversificado, abrangendo todas as faixas etárias.
A Biblioteca tem uma média de 9500 utilizadores/ mês, representando 424 utilizadores/dia e 51 utilizadores/hora. Desde Novembro de 2008 foram já requisitados cerca de 19 000 documentos, desde monografias, CD, DVD ou publicações periódicas. Entre os documentos mais procurados encontram-se a saga Twilight, Ensaio sobre a Cegueira, Hello Kitty, Madagáscar 2, entre outros.
Para assinalar o primeiro aniversário da sua renovação, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes irá promover ao longo de todo o dia de sábado um conjunto de actividades, destinadas aos mais variados públicos. Logo pelas onze horas da manhã haverá uma «Viagem à Bebelândia», para bebés entre os 12 e os 36 meses. «Histórias conversadas entre pais e filhos» é uma actividade destinada a crianças maiores de 4 anos e que girará em torno do livro electrónico «Nuno escapa à gripe A», da Direcção-Geral de saúde. A apresentação pública do n.º 21 da Revista Nova Augusta, uma edição municipal, bem como a inauguração da exposição «Cem anos de futebol em Torres Novas» completam a agenda do dia.
De recordar que esta Biblioteca, inaugurada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, é composta por ludoteca, bebéteca, ecoteca, bdteca, centro de recursos culturais e fototeca, e na sua colecção dispõe de quase 57 000 documentos.
----------------------------------------------