sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cultura

Quinze padrões de azulejos do espólio do Museu Municipal Carlos Reis em exposição
A exposição «Azulejos do Museu Municipal Carlos Reis – do séc. XVII ao século XX» estará patente no espaço de exposições temporárias do Museu a partir do dia 20 de Novembro em Torres Novas.
Esta mostra resulta da parceria entre o Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) e o Departamento de Arte, Conservação e Restauro (DACR) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), no seguimento do protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Torres Novas (CMTN) e o IPT.
O trabalho agora apresentado foi integralmente desenvolvido no laboratório de conservação e restauro de materiais cerâmicos do IPT, no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro.
A exposição é constituída por quinze padrões de azulejos, pertencentes ao espólio do Museu Municipal Carlos Reis, de Torres Novas, datados entre o século XVII e o século passado.
O azulejo em Portugal assume um importante suporte de expressão artística nacional no decorrer de mais de cinco séculos, onde para além das suas vantagens económicas e propriedades decorativas de luminosidade, se espelha o imaginário português e o reflexo de todas as influências sofridas pelas inúmeras trocas culturais. Nesta arte encontra-se evidente a história ilustrada de Portugal e denota-se a marca do gosto de cada época.
A exposição pode ser visitada até 22 de Fevereiro do próximo ano.
-----------------------------------------------------