sábado, 14 de novembro de 2009

Sociedade

Urgências do Hospital de Santarém vão ser ampliadas
O Serviço de Urgências do Hospital de Santarém vai ser ampliado e requalificado, uma obra orçada em sete milhões de euros, iniciada esta semana e a decorrer até final de 2010.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santarém, José Josué, disse hoje à agência Lusa que a obra, "de grande monta", vai triplicar a capacidade de atendimento das Urgências e melhorar a qualidade do serviço.
Frisando que o actual serviço foi construído há 25 anos para uma procura estimada de 50.000 doentes/ano, José Josué afirmou que a procura actual ronda os 130.000 doentes/ano.
Por outro lado, "o próprio paradigma de Urgência mudou", frisando que este deixou de ser um serviço de recurso ou de segunda consulta para passar de facto a atender "verdadeiras urgências", com grande consumo de recursos, nomeadamente pela necessidade de realização de exames, sublinhou.
Lembrando que o distrito de Santarém apresenta uma taxa de envelhecimento 6 pontos percentuais acima da média nacional (22 por cento contra 16 por cento), José Josué frisou a grande procura por parte das populações idosas.
Abrangendo uma população de 192.000 pessoas na sua área de influência, o Hospital de Santarém tem vindo a registar um crescimento anual da ordem dos 5 a 7 por cento, agravado pelo envelhecimento da população, disse.
A obra agora iniciada, financiada em 70 por cento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), vai "alterar de forma radical toda a estrutura, circuitos e modelo de funcionamento" das Urgências.
O crescimento da procura e o "perfil muito diferente" do serviço obriga à criação de "novos espaços, novos circuitos" para um "melhor acolhimento de doentes e utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais", adiantou.
Enquanto a obra decorre, o Serviço de Urgência funciona em módulos pré-fabricados, num complexo que o administrador do hospital disse à Lusa procurar oferecer melhores condições que as anteriores.
"Investimos muito forte neste complexo provisório porque sabemos que durante o ano que vão durar as obras atenderemos ali mais de 130.000 pessoas", disse.
Paralelamente, o Hospital de Santarém, consciente de que "só os espaços não resolvem tudo", procurará acompanhar o redimensionamento das Urgências com a resposta às necessidades de recursos humanos, tanto de médicos como de enfermeiros, afirmou.
------------------------------------------