terça-feira, 24 de novembro de 2009

Economia


Mação certifica marca de primeiros presuntos
Mação iniciou o processo de certificação do Presunto, no passado dia 9 de Novembro, com a empresa Damatta a ser a primeira a apresentar o primeiro lote de pernas conformes com o Caderno de Especificações.
No local, e na presença de 3 técnicos da Entidade Privada de Controlo e Certificação Sativa – prestigiada empresa contratada para o efeito – procedeu-se ao exame individual de cada uma das 250 pernas que, após aprovação, foram marcadas "a fogo", a uma temperatura superior a 500ºC, através de equipamento apropriado adquirido especificamente para o efeito.
Esta marcação inclui uma numeração onde se insere a data de início do processamento, realçando o logótipo alusivo à Marca Mação. Todas as fases do processamento, que se inicia na calibração e salga, serão minuciosamente controladas visando a estrita e rigorosa conformidade com o Caderno de Especificações.
Tendo em conta o tempo mínimo de processamento para pernas com pernil – 9 meses – os primeiros presuntos apenas estarão acabados e aptos para consumo no próximo Verão de 2010.
Refira-se que o presunto personifica o produto mais emblemático de Mação, não só pelo facto de se concentrar na área do Concelho cerca de 70% da produção nacional, mas especialmente pelo cunho e propriedades ímpares que lhe são conferidas pelas características climáticas associadas a uma ancestral sabedoria na sua delicada manipulação.
Ao invés dos restantes produtos tradicionais, de cunho mais artesanal e familiar, o Concelho de Mação possui as mais modernas unidades industriais onde a grande capacidade produtiva e mecanização instaladas respeitam escrupulosamente a arte de fazer secular lentamente aprendido e sabiamente desenvolvido.
A certificação dos produtos tradicionais de elevada qualidade e especificidade, de que se destaca o presunto, constitui um verdadeiro veículo de promoção das empresas, produtos e do próprio Concelho.
A Marca de Qualidade Mação é uma iniciativa da Câmara Municipal a qual, em sintonia com as empresas e produtores locais, pretende manter a vincada ruralidade deste Município, valorizando e exaltando a excelência das suas tradições. Tem com finalidade certificar que a arte de fazer, que se pretende preservar e amplamente divulgar, continua a aprimorar produtos artesanais cuja especificidade se foi construindo e aperfeiçoando ao longo de séculos!
Só esta arte de fazer, aliada a condições edafo-climáticas únicas, fundamenta a existência deste verdadeiro património cultural. Degustar o presunto e enchidos vários, os azeites e azeitonas, o mel, o queijo de cabra, para além do elevado prazer e contínua descoberta gastronómica, determina uma comunhão com a natureza e com a capacidade de adaptação e evolução de um povo admirável e invulgar.
Este projecto constitui quase uma obrigação de compartilhar com o mundo a excelência e especificidade das qualidades deste povo e do Concelho de Mação.
O logótipo M simbolizará a pujança desta exaltada riqueza. Emblemará o orgulho de produzir o que de melhor se faz neste Concelho. Certificará, finalmente, a singularidade e qualidade de cada produto, garantindo ao consumidor o privilégio de degustar a própria natureza através da excelência dos genuínos produtos de Mação.
-------------------------------------------------