segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Autarquias



Imagem:A.Anacleto
----------------------------------------------
Dívida da Câmara de Alcanena a fornecedores supera cinco milhões de euros

O executivo da Câmara Municipal de Alcanena, reuniu na tarde desta segunda-feira, onde se notou a ausência da vereadora Renata Henriques (PSD/CDS-PP). No início dos trabalhos e na sequência de uma solicitação do vereador Marcelino Camacho (ICA), que lhe fosse fornecida uma relação de dívidas da autarquia a fornecedores desde o final do mês de Outubro até à presente data, Fernanda Asseiceira, respondeu, apresentando um relatório completo de dívidas da autarquia a fornecedores até ao passado dia 19 deste mês de Novembro, que ascende a cinco milhões de euros, afirmando na ocasião a presidente, “este relatório não é o total da dívida, já que todos os dias chegam facturas à câmara para liquidação”. Na resposta, o vereador Marcelino Camacho, afirmou, “aquando do primeiro mandato da gestão ICA, herdámos elevadas dívidas acumuladas, como é o caso das obras de saneamento básico da freguesia de Louriceira e que as mesmas sempre constaram no relatório de contas e orçamento da câmara, lamento que a senhora presidente, quando era vereadora da oposição, nunca tivesse reparado na situação”, acrescentou.
Outro ponto que constava na ordem de trabalhos, refere-se a uma proposta para a contratação de uma auditoria externa aos serviços e contas da câmara. A mesma foi aprovada por unanimidade. A presidente do executivo, afirmou, que posteriormente será dado conhecimento, qual a entidade contratada para o efeito.
As taxas do IMI para 2010, também constavam na ordem de trabalhos, tendo sido apresentado ao executivo para discussão e aprovação os valores de 0,8% para prédios rústicos, 0,7% para prédios urbanos e 0,3% para prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI. No documento apresentado com os valores mencionados, a presidente Fernanda Asseiceira explicitou que há um ponto na proposta que merece atenção. Refere a nota, que os edifícios utilizados como habitação e recuperados há oito ou menos anos, devidamente comprovada por licença, beneficiarão de desconto nos valores calculados que variam entre 5 e 30%. A proposta foi aprovada por unanimidade, sendo a mesma enviada para a reunião da Assembleia Municipal extraordinária a realizar no próximo dia 27, sexta-feira, para discussão e aprovação.
Na mesma reunião, a Presidente Fernanda Asseiceira, apresentou os nomes do seu elenco de gabinete, que além da secretária que já está em funções, designou para Chefe do seu gabinete a Técnica Superior Ana Maria Gomes e para adjunto Óscar Pires.
O vereador da oposição Marcelino Camacho (ICA), após a apresentação dos elementos constituintes do staff da presidente da edilidade, fez um reparo, «quando estávamos na gestão da câmara, a equipa era constituída por seis elementos, incluindo vereadores a “tempo inteiro” o qual fomos vigorosamente criticados pela oposição, agora esta equipa é constituída por sete elementos!», acrescentou.
--------------------------------------------------