terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cultura

“Rinoceronte” apresenta workshop de pasta de papel em Abrantes
Um Workshop de pasta de papel pelo artista “Rinoceronte”, pseudónimo de Renato Cruz, vai realizar-se dia 5 de Dezembro (Sábado), a partir das 10h00, no cineteatro S. Pedro.
A acção está aberta à participação de, particularmente, pais, professores, educadores, animadores e de todos os interessados na criatividade associada à reciclagem.
Este Workshop acontece na sequência do enorme êxito que teve a exposição de Renato Cruz, numa mostra realizada recentemente na Galeria Municipal de Arte. O autor mostrou-se disponível para partilhar os segredos da sua arte.
As inscrições (10€) podem ser feitas na Galeria Municipal de Arte, através do telefone 241 330 209 ou nos serviços da divisão de cultura, telefone 241 330 134.
Renato Cruz nasceu em Vila Real de Santo António em 1946. Formou-se na Escola António Arroio como desenhador litógrafo e viveu catorze anos em Paris. Regressou a Portugal, onde, entre outras iniciativas e exposições, co-organizou com outros artistas as Bienais de Lagos de 1982, 1984 e 1986. Colaborou através dos seus desenhos no semanário “Expresso”, foi co-fundador da ZDB, artista das galerias Y Grego e “Novo Século” e realizou exposições para a Casa Fernando Pessoa.
“Rinoceronte” é um criativo de peças únicas, desenhador, escultor e pintor que a partir de materiais vulgares e recicláveis compõe divertidas e irónicas situações, destacando-se as míticas personagens do imaginário português como Vasco da Gama, Marquês de Pombal ou Fernando Pessoa.
-----------------------------------------------------