terça-feira, 24 de novembro de 2009

Associações

TAGUS comemora 16 anos ao serviço do desenvolvimento local
A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) completa, no dia 26 de Novembro, 16 anos de existência. Criada em 1993, esta associação privada, sem fins lucrativos, resultou da união de 24 entidades locais públicas e privadas que se juntaram para promover, apoiar e realizar um aproveitamento racional das potencialidades de Abrantes, Constância, Sardoal e dos concelhos limítrofes, de modo a desenvolver todas as componentes do território e a melhorar as condições de vida das populações.
De 1995 a 2000, a TAGUS foi gestora local do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER II e de 2000 a 2006 do LEADER +. Nestes dois programas apoiou 214 projectos com um valor global de 7 milhões de euros. Estas iniciativas comunitárias trouxeram vastos benefícios para o território ao contribuírem para o aumento da sensibilização social, para melhoria da cooperação entre as entidades locais, para o aumento do rendimento e ao potenciar a inovação das empresas.
Actualmente, com nova direcção representada por sete entidades, da qual Fernando Moleirinho, Presidente da Câmara Municipal de Sardoal, é presidente, Máximo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Constância, é vice-presidente e Maria do Céu Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, é tesoureira, a TAGUS é gestora local da abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR). Neste apoio dispõe de 9 milhões de euros para apoiar projectos na sua área de intervenção até 2013. A primeira fase de recepção de candidaturas aos apoios do ProDeR estará aberta até 15 de Dezembro de 2009. Mas para o próximo ano haverá mais três períodos de recepção.
Da direcção da TAGUS também fazem parte a Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, Associação Comercial de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação e a Palha de Abrantes – Associação de Desenvolvimento Cultural.
----------------------------------------------